Lewis Hamilton é outro defensor dos motores V10

sábado, 29 de março de 2025 às 10:00

Lewis Hamilton

Lewis Hamilton sinalizou sua concordância com Max Verstappen sobre um possível retorno aos motores V10 na F1, com uma ressalva.

Os chefes da F1 estão atualmente avaliando a possibilidade de estender os regulamentos atuais das unidades de potência até 2028 antes de reintroduzir os motores V10 depois que eles foram eliminados em 2005, mas com os combustíveis totalmente sustentáveis ​​já definidos para introdução.

Isso significaria descartar as unidades de potência caras e revolucionárias atualmente em desenvolvimento para 2026, apresentando a remoção do MGU-K e sistemas elétricos reforçados que podem gerar quase 300% mais quilowatts de energia.

A Audi assinou com a F1 sob este pacote de regras, com a Honda também retornando como uma operação de fábrica completa com a Aston Martin, enquanto a General Motors está preparando uma unidade para 2028 com a Cadillac, que será cliente da Ferrari em 2026 e 2027.

Chefes seniores da F1, como Christian Horner e Zak Brown, alertaram que abandonar as regras é arriscado. O atual campeão mundial Verstappen acredita que um motor V10 seria “definitivamente muito melhor do que o que temos agora” e indicou que isso poderia fazê-lo ficar além do fim de seu contrato em 2028.

Quando a situação foi apresentada a Hamilton, ele concordou que um retorno dos V10 seria bom, mas apenas se a F1 pudesse fazê-lo com combustíveis sustentáveis. “Quero dizer, não é segredo que o V6 nunca soou muito bem”, disse Hamilton.

“Lembro-me da primeira vez que fui a uma corrida de Fórmula 1 em 1996 em Spa e lembro-me de Michael (Schumacher) passando pela Curva 1, e eu tinha 12 ou 13 anos, e minha caixa torácica estava vibrando e eu estava fisgado”, lembrou o piloto da Ferrari.

“Foi a coisa mais incrível que já senti ou ouvi antes, e ao longo dos anos, perdemos isso. Então, se formos capazes de voltar para aqueles motores de som incrível e ainda formos capazes de atingir todas as metas sustentáveis, então sim, por que não?”, questionou o heptacampeão.

“Mas é uma mudança interessante quando eles foram dos V10s para os V6s, onde disseram que era para cortar custos, e custou muito dinheiro para fazer esses V6s funcionarem, e há dúvida se eles são realmente mais sustentáveis ​​com todas as baterias que tivemos que usar ao longo dos anos”, explicou.

“Talvez devêssemos nos concentrar em combustíveis sustentáveis, o que seria melhor daqui para frente”, concluiu Hamilton.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.