Lewis Hamilton cada mais confortável no SF-25 da Ferrari
sexta-feira, 4 de abril de 2025 às 12:47
Lewis Hamilton – Suzuka
Lewis Hamilton disse que a influência que ele está exercendo sobre SF-25 da Scuderia está crescendo e com isso ele está se sentindo cada vez mais confortável – o que traz confiança – no carro.
No dia de abertura do GP do Japão, o heptacampeão mundial mostrou seu progresso, terminando em P4, apesar de uma sexta-feira bastante confusa que viu um TL1 tranquilo dar lugar a um TL2 caótico devido à quatro bandeiras vermelhas.
Com apenas 26 minutos de ação significativa na pista no TL2 — interrompida por incidentes, incluindo um forte acidente de Jack Doohan —, Hamilton ainda encontrou voltas suficientes para refinar sua compreensão do carro e contribuir para seu desenvolvimento.
Ainda se acostumando
A transição de Hamilton para a Ferrari tem sido um ponto crucial da temporada de 2025 e, em Suzuka, ele destacou como seu conforto dentro da equipe está se aprofundando.
“Não tenho me concentrado muito no que todos os outros estão fazendo. Tenho tentado me concentrar em aprender o máximo que posso, continuando a crescer com a equipe”, disse ele.
“De fim de semana para fim de semana, estou ficando mais confortável com o ambiente, no carro, apenas lembrando de tudo o que está dentro do cockpit, também as configurações, e estou entendendo mais sobre as mudanças de configuração que podemos fazer.”
Essa familiaridade crescente se traduziu em informações tangíveis entre os treinos em Suzuka.
“Por exemplo, entre esses dois treinos, estou começando a chegar a um ponto em que posso forçar o carro em uma direção, sabendo quais ferramentas tenho que usar para colocá-lo em um lugar melhor”, explicou Hamilton.
“Então, estou ficando mais confortável com isso, e espero que isso continue em todas as corridas.”
O fascínio de Suzuka e um momento ‘preocupante’
Apesar dos desafios do dia, o entusiasmo de Hamilton por Suzuka permaneceu inabalável. Ao pilotar pelo circuito em uma Ferrari pela primeira vez, ele apreciou as muitas demandas da pista.
“Esta pista é incrível”, disse ele. “Nunca deixa de surpreender você quando entra neste circuito. É bastante tempestuoso. Você pega um grande vento contrário nos Esses, e é quando a pista é mais rápida. Foi ótimo.”
As condições de vento testaram o equilíbrio do SF-25, mas Hamilton gostou da experiência.
O clima mudou brevemente quando Jack Doohan, da Alpine, sofreu um acidente “horrível” no TL2, interrompendo o treino por 23 minutos.
Hamilton ficou aliviado que o jovem australiano tenha saído ileso do acidente pesado, um incidente que ressaltou mais uma vez como Suzuka pune qualquer pequeno erro.
Avaliando o ritmo da Ferrari
Hamilton considerou o dia produtivo, mesmo com as McLarens de Oscar Piastri e Lando Norris ditando o ritmo o que já era esperado-, terminando quatro décimos à frente no topo da tabela de tempos.
“Nós fizemos todo o programa”, disse ele. “Temos um desempenho que precisamos melhorar. Não somos os mais rápidos no momento, mas temos uma boa base.”
O dia “correu bem”, ele acrescentou, embora tenha reconhecido que há trabalho pela frente para diminuir a diferença para os líderes.
Seu companheiro de equipe Charles Leclerc ecoou o sentimento de progresso em meio à interrupção, terminando em P3 no TL1 e P7 no TL2.
“Foi um dia construtivo, tentamos muitas configurações diferentes ao longo dos dois treinos e sinto que aprendi muito sobre nosso carro e como podemos extrair o máximo dele nas próximas corridas”, comentou o monegasco.
“Não acertamos tudo ainda, com várias bandeiras vermelhas e tráfego interrompendo o TL2, mas acho que nosso desempenho é melhor do que parece agora.”
“Será interessante ver como a mudança nas condições, em particular em termos de direção do vento, afetará amanhã.”
Ferrari F1 Suzuka, Hamilton mais confortável Ferrari, Lewis Hamilton noticias, noticias charles leclerc, noticias f1, noticias Scuderia Ferrari
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.