Leclerc revela medo de acidente no GP do Azerbaijão

domingo, 15 de setembro de 2024 às 10:50

Charles Leclerc

Charles Leclerc revelou que estava com medo de bater nos momentos finais do GP do Azerbaijão, depois de perder toda a aderência dos pneus duros. O piloto da Ferrari fez uma boa largada na pole position no circuito de rua de Baku e construiu uma vantagem saudável no primeiro trecho.

Leclerc foi um dos últimos pilotos da frente a parar para colocar pneus duros na volta 16 e manteve a liderança confortavelmente. No entanto, Piastri ultrapassou o monegasco quatro voltas depois para assumir a liderança da corrida. Apesar de ter chegado perto, Leclerc não conseguiu recuperar.

No final das contas, ele pressionou demais os pneus duros, sendo forçado a se defender agressivamente à frente de Sergio Perez e Carlos Sainz para salvar o segundo lugar. Os dois acabaram batendo na penúltima volta, aliviando toda a pressão de Leclerc, que revelou após a corrida que percebeu que Piastri estava muito forte.

“Acho que (percebi) assim que colocamos os pneus duros”, disse o monegasco. “Nos médios, fomos muito competitivos e o carro estava bom”.

“Infelizmente, não fizemos nenhuma volta com bastante combustível no TL1 ou TL2, e seguimos uma direção que talvez na corrida tenha sido um pouco mais difícil de administrar, especialmente com pneus duros”, explicou.

“Eu estava realmente lutando para manter apenas os pneus traseiros. E no final eu realmente pensei que, em uma ou duas curvas, iria parar na parede. Mas P2, a McLaren e o Oscar fizeram um trabalho excepcional e foram melhores que nós. É obviamente uma grande pena para Carlos na última volta, mas espero que todos estejam bem”, prosseguiu.

Leclerc gostou de lutar contra Piastri por um longo período, mas reconhece que tem um erro com o qual aprender. “É divertido porque você tem muitas, muitas oportunidades a cada volta”, acrescentou Leclerc. “Acho que talvez a McLaren tivesse um pouco menos de downforce”.

“Então, nas retas eles foram muito rápidos, nas curvas fomos um pouco mais rápidos. Mas no final, pensei que quando Oscar me ultrapassou, pensei: ‘Ok, agora é só uma questão de manter a calma, tentando manter esses pneus e ultrapassá-lo mais tarde'”, comentou.

“Mas na verdade foi muito mais difícil do que isso e, nas retas, não consegui chegar tão perto quanto queria. Para ser honesto, perdemos a corrida onde não defendi tão bem como deveria no final da reta. Mas é assim que as coisas são. Às vezes cometemos erros e eu aprendo com isso”, concluiu o piloto da Ferrari.

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