Leclerc lidera o TL1 em Abu Dhabi, mas toma punição no grid

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024 às 8:25

Charles Leclerc

Charles Leclerc foi o mais rápido no primeiro treino livre para o GP de Abu Dhabi, mas o piloto da Ferrari perderá 10 posições no grid.

Com o campeonato de construtores em jogo na última corrida da temporada, Leclerc terminou dois décimos de segundo à frente de Lando Norris, da McLaren.

O monegasco teve de esperar meia hora antes de finalmente entrar no circuito de Yas Marina devido a um problema com seu carro, mas com pneus macios e tentando recuperar o terreno perdido, ele cravou 1m24.321s.

Porém, quando a sessão terminou, foi anunciado que a Ferrari precisou trocar a bateria do SF-24 de Leclerc, resultando em uma punição de 10 posições no grid, o que prejudica severamente as esperanças da equipe de ganhar o título de construtores.

Lewis Hamilton foi o terceiro, mas quase meio segundo atrás de Leclerc, e visitará a sala dos comissários após bloquear Norris na curva final.

Em seu último fim de semana de corrida pela Mercedes após 12 temporadas com a equipe antes de se juntar à Ferrari no próximo ano, o heptacampeão mundial estava tentando criar um espaço na última curva.

Entretanto, ele estava muito devagar, forçando Norris, em uma volta rápida atrás de seu colega britânico, a travar seu pneu dianteiro direito.

George Russell foi o único outro piloto a menos de um segundo de Leclerc, seguido por Pierre Gasly, Nico Hulkenberg e Franco Colapinto – que junto com seu companheiro de equipe Alex Albon, perderá cinco posições no grid devido à troca da caixa de câmbio.

Foi um típico TL1 de fim de temporada, com sete novatos na pista, apesar de um deles ser Jack Doohan, iniciando sua carreira na Fórmula 1 como titular da Alpine depois que a equipe optou por dispensar Esteban Ocon neste último fim de semana de corrida.

Com o tetracampeão mundial Max Verstappen observando, Isack Hadjar assumiu o volante de seu RB20. Contudo, houve problemas para o francês, pois ele ficou desconfortável no cockpit com o volante roçando em suas pernas quando virava.

Hadjar rodou no início da sessão e terminou em 15º, 1.556s atrás de Leclerc e a quatro décimos do nono colocado Felipe Drugovich (Aston Martin).

Ryo Hirakawa foi 14º pela McLaren, com os novatos ocupando as quatro últimas posições. Ayuma Iwasa, substituindo o compatriota Yuki Tsunoda na RB, foi 17º, seguido por Arthur Leclerc (Ferrari), Doohan e Luke Browning (Williams).

Resultado do primeiro treino livre:


 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.