Leclerc derrota Verstappen no GP da Áustria
domingo, 10 de julho de 2022 às 11:28
Charles Leclerc
Charles Leclerc voltou a vencer no GP da Áustria, com Max Verstappen chegando em segundo após o abandono de Carlos Sainz no final da corrida.
Leclerc ultrapassou Verstappen três vezes, com Ferrari e Red Bull optando por diferentes estratégias de pneus.
Foi o terceiro triunfo de Leclerc na temporada e seu primeiro desde o GP da Austrália há três meses.
Verstappen fez seus dois pit-stops muito antes de Leclerc e Sainz, levando a um jogo de gato e rato que a Ferrari acabou ganhando.
Porém, foi uma prova agridoce para a marca italiana devido à aparente quebra do motor de Sainz nas últimas voltas, dando o segundo lugar para Verstappen.
Lewis Hamilton (Mercedes) foi o “melhor do resto” com seu terceiro pódio consecutivo, seguido por seu companheiro de equipe George Russell e Esteban Ocon (Alpine).
Depois de uma dramática batalha no pelotão intermediário, os carros de Haas e McLaren marcaram pontos, assim como o companheiro de Ocon, Fernando Alonso.
Como na corrida curta, Verstappen largou bem e manteve a ponta, com Leclerc se encaixando em segundo.
Sainz foi superado por Russell na primeira curva, mas se recuperou no longo trecho até a curva 3 e retomou o terceiro lugar.
Com a saída de Russell comprometida, Sergio Perez tentou uma manobra por fora na curva 4, mas foi tocado e escapou.
O replay mostrou que Perez estava ligeiramente à frente na saída e os comissários decidiram dar a Russell uma punição de cinco segundos por causar uma colisão.
Nas voltas seguintes, Verstappen forçou bastante para tirar Leclerc de sua zona do DRS, e a tática funcionou bem a princípio.
No entanto, Leclerc logo se aproximou novamente e pôde usar o sistema de redução de arrasto, o que lhe permitiu colar no rival nas zonas de freada.
Verstappen levou a melhor em uma disputa inicial na 10ª volta, mas Leclerc não desistiu e fez uma ultrapassagem ousada por dentro na curva 4 dois giros depois.
A partir daí, Leclerc encontrou um bom ritmo e gradualmente aumentou sua vantagem enquanto os líderes cuidavam de seus pneus médios.
O holandês foi o primeiro a fazer uma parada, trocando os médios pelos duros na volta 13 depois de uma travada.
Leclerc e Sainz continuaram na pista por muito mais tempo, enquanto Verstappen escalava o pelotão, passando inclusive seu rival no campeonato de 2021.
Tendo perdido um tempo crucial com essas ultrapassagens sobre vários carros, Verstappen fez uma sequência de voltas mais rápidas para pressionar a Ferrari.
Leclerc estendeu seu primeiro stint até a volta 27, retornando seis segundos atrás de Verstappen, com Sainz entrando no giro seguinte.
Verstappen assumiu a liderança antes de ser facilmente ultrapassado por Leclerc na volta 33 e fez seu segundo pit-stop quatro voltas mais tarde.
Leclerc e Sainz fizeram suas segundas paradas quando restavam cerca de 20 voltas, o que lhes deu a tarefa de passar Verstappen novamente.
Contudo, o motor de Sainz quebrou na volta 57 e o forçou a parar seu carro em meio a fumaça e chamas, acabando com as esperanças de uma dobradinha da Ferrari.
Leclerc e Verstappen entraram durante o safety car virtual e colocaram os pneus médios em meio à ameaça de um safety car real, o que não aconteceu no fim das contas.
Problemas no acelerador de Leclerc ameaçaram transformar o dia da Ferrari em um desastre completo, mas ele controlou bem a situação para cruzar a linha de chegada na frente.
Hamilton ganhou algumas posições para terminar em terceiro, deixando a dupla da Haas para trás apesar de reclamar de sua “louca” velocidade nas retas.
Russell havia começado o dia à frente, mas teve de se contentar com a quarta colocação após a punição por seu incidente com Perez.
Mick Schumacher, Lando Norris, Kevin Magnussen e Daniel Ricciardo protagonizaram uma batalha acirrada na zona de pontuação, que foi completada por Alonso. Porém, o espanhol está sendo investigado por uma suposta liberação insegura.
Perez abandonou devido aos danos na carenagem sofridos no toque com Russell, enquanto Nicholas Latifi também saiu da prova com problemas no assoalho.
Pierre Gasly recebeu uma penalização de cinco segundos por um incidente com Sebastian Vettel. O francês também tomou cinco segundos por exceder os limites da pista, assim como Zhou Guanyu e Lando Norris.
Classificação da prova:
Pos. | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo/dif. |
1 | Charles Leclerc | Ferrari | 71 | 1:24:24.312 |
2 | Max Verstappen | Red Bull RBPT | 71 | +1.532s |
3 | Lewis Hamilton | Mercedes | 71 | +41.217s |
4 | George Russell | Mercedes | 71 | +58.972s |
5 | Esteban Ocon | Alpine Renault | 71 | +68.436s |
6 | Mick Schumacher | Haas Ferrari | 70 | 1 volta |
7 | Lando Norris | McLaren Mercedes | 70 | 1 volta |
8 | Kevin Magnussen | Haas Ferrari | 70 | 1 volta |
9 | Daniel Ricciardo | McLaren Mercedes | 70 | 1 volta |
10 | Fernando Alonso | Alpine Renault | 70 | 1 volta |
11 | Valtteri Bottas | Alfa Romeo Ferrari | 70 | 1 volta |
12 | Alexander Albon | Williams Mercedes | 70 | 1 volta |
13 | Lance Stroll | Aston Martin Mercedes | 70 | 1 volta |
14 | Zhou Guanyu | Alfa Romeo Ferrari | 70 | 1 volta |
15 | Pierre Gasly | AlphaTauri RBPT | 70 | 1 volta |
16 | Yuki Tsunoda | AlphaTauri RBPT | 70 | 1 volta |
17 | Sebastian Vettel | Aston Martin Mercedes | 70 | 1 volta |
18 | Carlos Sainz | Ferrari | 56 | abandono |
19 | Nicholas Latifi | Williams Mercedes | 48 | abandono |
20 | Sergio Perez | Red Bull RBPT | 24 | abandono |
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