Leclerc comanda dobradinha da Ferrari no GP dos EUA

domingo, 20 de outubro de 2024 às 17:40

Charles Leclerc

Charles Leclerc conquistou uma vitória confortável no GP dos Estados Unidos, liderando uma dobradinha da Ferrari no Circuito das Américas.

Leclerc saltou de quarto para a ponta na primeira curva após aproveitar a disputa entre Max Verstappen e Lando Norris. Os dois rivais perderam o traçado, permitindo que o monegasco colocasse por dentro.

Um undercut bem-sucedido de Carlos Sainz sobre Verstappen na primeira rodada de pit stops garantiu a segunda posição ao espanhol.

Norris cruzou a linha em terceiro, mas recebeu uma punição de cinco segundos por sair da pista ao ultrapassar Verstappen nos momentos finais, promovendo o piloto da Red Bull ao pódio.

O fim de semana desastroso de Lewis Hamilton terminou na terceira volta. O heptacampeão mundial disparou de 18ª para 12º na largada, mas pouco depois rodou na curva 19 e ficou preso na brita.

Isso provocou o safety car – o primeiro em 10 corridas. A relargada ocorreu na quinta passagem e Leclerc manteve a ponta, gradualmente construindo uma vantagem tranquila sobre Verstappen.

No meio do pelotão, George Russell subiu para 13ª posição após largar do pit lane. Contudo, ele recebeu uma punição de cinco segundos por empurrar Valtteri Bottas para fora da pista.

Sainz foi o primeiro dos líderes a parar no final da volta 21, tentando superar Verstappen na disputa pelo segundo lugar.

O espanhol saiu com um jogo de pneus duros, indicando um único pit stop – a estratégia esperada para a maioria do grid. Curiosamente, a Red Bull optou por não chamar Verstappen na volta seguinte.

O holandês finalmente parou no final da volta 25 e voltou 4.5s atrás de Sainz. Leclerc entrou logo em seguida e teve um pit stop impecável, retornando em terceiro.

Norris e seu companheiro de equipe Oscar Piastri subiram para primeiro e segundo, mas Leclerc deixou o australiano para trás na volta 31.

A McLaren reagiu e chamou Norris para os boxes, devolvendo a liderança para Leclerc. O britânico saiu em quinto, 6.4 atrás de Verstappen. Piastri parou na passagem posterior e retornou atrás de Norris.

A estratégia da McLaren era ter uma vantagem de pneus nos estágios finais. Norris rapidamente começou a tirar sua diferença para Verstappen, que reclamou de falta de aderência.

A vantagem de pneus de Norris era visível, já que o líder do campeonato perdeu o traçado em várias curvas. A batalha realmente começou na volta 47, quando Norris fez sua primeira tentativa.

A manobra não teve sucesso após uma excelente defesa do tricampeão mundial. Norris não conseguia se aproximar o suficiente antes das grandes retas.

O piloto da McLaren tentou novamente na 51ª volta, desta vez no complexo das curvas 14, 15 e 16. Verstappen se segurou, mas Norris permaneceu colado.

Na volta seguinte, Norris finalmente passou na curva 12. Entretanto, ambos os pilotos saíram do circuito.

Segundos depois, Norris cortou a frente de Verstappen na curva 1, enfurecendo ainda mais o rival. No entanto, a frustração do holandês logo acabou após a punição de Norris.

Piastri terminou em quinto, à frente de Sergio Perez, Russell, Nico Hulkenberg, Liam Lawson e Franco Colapinto.

Classificação da prova:


 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.