Lando Norris x Max Verstappen; a batalha de 2024

quarta-feira, 9 de outubro de 2024 às 18:58

Norris x Verstappen 2024

Com 9 corridas restantes – 6 GPs e 3 Sprints da emocionante temporada de Fórmula 1 de 2024, veja um resumo do que aconteceu até agora na batalha de Max Verstappen com Lando Norris pelo título de pilotos.

Após três fins de semana de folga, a temporada será retomada com o GP dos EUA – com Sprint – em Austin de 18 a 20 de outubro com tudo ainda em jogo.

Parecia que Verstappen dominaria a temporada após um começo avassalador da Red Bull, quando o holandês venceu fácil 4 das 5 primeiras corridas e só não venceu a terceira corrida da temporada na Austrália porque abandonou com um problema nos freios.

Mas o momento agora está do lado de Norris, com o piloto da McLaren tendo tirado pontos do líder do campeonato mundial nas últimas quatro corridas.

Verstappen está tentando um quarto título consecutivo de F1, enquanto Norris busca se tornar campeão mundial pela primeira vez.

Após uma pausa para respirar, um clímax emocionante está reservado com duas rodadas triplas para terminar a temporada. Após o fim de semana com corrida Sprint em Austin, seguem-se o GP da Cidade do México (25 a 27 de outubro) e o GP de São Paulo também com corrida Sprint de 1 a 3 de novembro.

GP de Miami: primeira vitória de Norris

Foi na sexta corrida do ano em Miami que o curso da temporada de Fórmula 1 de 2024 realmente começou a mudar, quando a McLaren introduziu um grande conjunto de atualizações no MCL38, Adrian Newey saiu da Red Bull e a FIA mandou uma das equipes tirar os freios traseiros assimétricos que estava usando ninguém sabe desde quando.

Embora o carro da McLaren tenha sido melhorado, um safety car oportuno foi necessário para levar Norris à liderança antes que ele segurasse Verstappen em uma relargada tensa e, em seguida, diminuísse a distância para conquistar sua primeira vitória na F1 em sua 110ª largada.

O resultado desencadeou bonitas cenas de comemoração, mas poucos pensaram que estavam testemunhando o início de uma batalha pelo título.

Verstappen ainda marcou mais pontos no fim de semana, tendo vencido a Sprint de sábado da pole, já que Norris abandonou após uma colisão na primeira volta com Fernando Alonso.

GP da Emília-Romana: Verstappen vence por margem mínima

Verstappen superou os McLarens de Oscar Piastri e Norris pela pole por menos de um décimo de segundo em Imola, depois de ser crucialmente auxiliado por um vácuo do piloto da Haas, Nico Hulkenberg, no Q3.

O holandês parecia estar navegando para a vitória após abrir uma vantagem de 7,5 segundos para Norris com 20 voltas para o fim, mas de repente a McLaren começou a se aproximar rapidamente.

Ambos os pilotos forçaram muito, mas Verstappen segurou para vencer por menos de um segundo, com poucas dúvidas de que Norris precisaria de apenas mais uma ou duas voltas para ultrapassar seu rival.

Nessas alturas da temporada a vantagem de Max Verstappen chegou a 60 pontos e parecia muito difícil que Norris conseguisse alcança-lo.

Após a Emilia Romana Verstappen venceu mais duas corridas no Canadá e na Espanha e Norris também venceu duas, Holanda e Singapura. Entretanto, nas corridas onde nenhum dos dois venceu – e foram sete – Norris conseguiu descontar pontos de Verstappen, mesmo com a McLaren não o privilegiando em relação a seu companheiro de equipe Oscar Piastri, que venceu duas vezes nesse período, Hungria e Azerbaijão.

A McLaren também cometeu alguns erros estratégicos tirando vários pontos preciosos de Norris, notadamente no Canadá e na Hungria.

Restam 9 eventos

Por isso, apesar da McLaren ter hoje um carro melhor, a situação na tabela ainda é bem favorável a Verstappen, que tem 52 pontos a mais que Norris com 180 pontos a serem disputados somando os GPs e as Sprints para o final.

Mesmo que Norris vença os 9 eventos que ainda restam, mas Verstappen chegue em P2 em todos eles, o holandês será tetracampeão mundial por 1 ponto, ou seja, o companheiro de equipe de Norris, Oscar Piastri, precisa chegar entre Norris e Verstappen para que o inglês tenha chances.

A McLaren já avisou que vai privilegiar Norris a partir de agora. Tarde demais? Não se sabe, tudo pode acontecer. O que parece muito provável é que teremos um final de campeonato emocionante, como faz tempo que não acontece.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.