Lando Norris vence de ponta a ponta em Singapura
domingo, 22 de setembro de 2024 às 10:45
Lando Norris
Lando Norris conquistou uma vitória dominante no GP de Singapura com mais de 20 segundos de vantagem sobre Max Verstappen.
No entanto, o tricampeão mundial minimizou o prejuízo com o segundo lugar e manteve uma diferença confortável na pontuação.
Oscar Piastri garantiu um pódio duplo para a McLaren após belas ultrapassagens sobre os pilotos da Mercedes.
A Ferrari escalou bem o pelotão, mas o custo da classificação difícil foi alto.
Norris largou bem e ficou em uma posição confortável, estendendo sua liderança para mais de um segundo – e quebrando o DRS – no final da segunda volta.
Lewis Hamilton, o único piloto no top 10 com pneus macios usados, não conseguiu manter a pressão sobre Verstappen no início.
Uma largada ruim para Alex Albon fez com que ele caísse para 15º, enquanto seu companheiro de equipe Franco Colapinto avançou e chegou ao top 10.
Na volta 17, Albon entrou no pit lane e abandonou após ser informado de que seu FW46 estava superaquecendo.
Hamilton foi o primeiro dos pilotos de ponta a parar na 18ª volta, trocando seus pneus macios pelos duros e retornando em 13º.
Na volta 30, a prova de repente ganhou vida. Enquanto Norris pedia para a McLaren verificar sua asa dianteira em busca de danos suspeitos ocorridos na curva 14, Verstappen entrou nos boxes e retornou em quarto, atrás de Charles Leclerc.
Norris cobriu o holandês, mas sem nenhuma mudança na asa dianteira. Ele manteve a liderança à frente de Piastri. Um pequeno problema na asa dianteira foi confirmado, mas a McLaren garantiu que não era “nada sério”.
Depois de seu pit stop na volta 39, Piastri retornou em quinto, atrás da dupla da Mercedes. Ele logo tomou a quarta colocação de Hamilton.
Seriam necessárias mais cinco voltas até que ele despachasse George Russell, deixando o australiano com 17 voltas para alcançar e pressionar Verstappen em segundo.
Enquanto isso, seu companheiro de equipe tocou no muro na curva 10, seu segundo incidente da noite, mas sem maiores consequências.
Com a Ferrari tendo um ritmo de corrida mais forte que a Mercedes, Leclerc passou Hamilton e subiu para quinto, mas não conseguiu fazer o mesmo com Russell.
Mais atrás, um erro de Kevin Magnussen furou seu pneu traseiro esquerdo na saída da curva 5. O dinamarquês acabou abandonando na 57ª volta.
Ricciardo colocou pneus macios no penúltimo giro com o objetivo de tirar a volta mais rápida de Norris naquela que pode ter sido sua última corrida na Fórmula 1. Ele teve sucesso, ajudando a Red Bull e Verstappen.
Classificação da prova:
f1, formula 1, GP de Singapura, lando norris, mclaren, noticias f1, vitoria
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.