Lando Norris toma a pole de Verstappen em Barcelona
sábado, 22 de junho de 2024 às 12:11
Lando Norris
Lando Norris tirou a pole position de Max Verstappen nos últimos segundos de uma classificação emocionante para o GP da Espanha.
Verstappen parecia ter a pole garantida após baixar três décimos em sua última volta no Q3, mas Norris chocou a Red Bull segundos depois cravando 1m11.383s.
O britânico, que conquistou a segunda pole de sua carreira na Fórmula 1, foi apenas 0.020s mais rápido que Verstappen, mas sua vantagem sobre Lewis Hamilton e George Russell foi significativa – três décimos.
Apenas dois milésimos de segundo separaram a dupla da Mercedes, enquanto Charles Leclerc completou os cinco primeiros. Carlos Sainz foi um pouco mais lento que seu companheiro de equipe na Ferrari e teve de se contentar com o sexto lugar.
A surpresa da classificação foi a Alpine, com Pierre Gasly e Esteban Ocon chegando ao Q3 e terminando em sétimo e nono, respectivamente.
Ocon ganhará uma posição, já que Sergio Perez se classificou em oitavo, mas perde três colocações no grid. Oscar Piastri completou os 10 primeiros.
Após as primeiras voltas no Q3, Verstappen liderava com 1m11.673s, pouco mais de um décimo de segundo à frente de Norris, Hamilton e Russell.
Perez estava apenas nono após sua primeira volta no segmento final com um jogo de pneus macios usados.
Houve mudanças consideráveis à medida que a sessão chegava ao fim e a pista melhorava. Com pneus macios novos, Piastri forçou demais em sua única volta no Q3 e escapou.
Sainz e Leclerc melhoraram, mas não conseguiram bater Verstappen, que baixou quase três décimos de segundo. Contudo, Norris surpreendeu o holandês ao ofuscar seu tempo por apenas 0.020s.
No Q2, Hamilton e Fernando Alonso eram os dois grandes nomes em risco antes das últimas voltas. A primeira volta de Hamilton com pneus usados foi suficiente apenas para 13º, uma posição atrás de Alonso.
No entanto, com pneus macios novos, Hamilton encontrou um tempo significativo e terminou o Q2 em segundo. Não foi o caso de Alonso, já que o herói local foi eliminado em 11º.
Lance Stroll, companheiro de Alonso na Aston Martin, também não conseguiu passar para o Q3 e largará em 14º.
Ambos os pilotos da Sauber foram eliminados, com Valtteri Bottas em 12º e Zhou Guanyu em 15º. Nico Hulkenberg encerrou sua participação em 13º.
A eliminação da dupla da RB no Q1 foi o maior choque da parte inicial da classificação, com Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo conseguindo apenas 17º e 18º, respectivamente.
Apesar da introdução de um pacote de atualizações significativo, a equipe vem enfrentando dificuldades durante todo o fim de semana.
Logan Sargeant foi o mais lento e precisou visitar os comissários por ter bloqueado Stroll em sua primeira volta.
Isso deixou Stroll em risco de eliminação no primeiro segmento, mas ele melhorou em sua última volta e se garantiu no Q2.
A Williams é outra equipe fora de ritmo na Espanha, já que Alex Albon não foi além da 19ª posição. Kevin Magnussen foi o quinto eliminado e larga em 16º.
Confira o grid:
f1, formula 1, gp da espanha, lando norris, mclaren, noticias f1, pole position
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.