Lando Norris: Ninguém se diverte competindo contra Max Verstappen
segunda-feira, 9 de dezembro de 2024 às 18:22
Max Verstappen e Lando Norris
Lando Norris disse que sabe que precisa melhorar seu desempenho em lutas roda a roda e que “ninguém se diverte” competindo com Max Verstappen após uma série de desentendimentos com o tetracampeão mundial de Fórmula 1 na temporada passada.
Norris venceu o GP de Abu Dhabi, que encerrou a temporada, para garantir o primeiro campeonato de construtores para a equipe de Woking em 26 anos, desde 1998, segurando o avanço da Ferrari no final da campanha.
Mas os nervos aumentaram para a McLaren quando Oscar Piastri foi tirado do P2 na primeira curva por Verstappen, que recebeu uma punição de 10 segundos pelo contato. Foi o quinto GP seguido que Verstappen foi punido.
O próprio Norris entrou em choque com Verstappen em várias ocasiões em 2024, principalmente no GP da Áustria, onde a dupla fez contato que eliminou Norris, no GP dos EUA, onde incrivelmente Norris foi punido após Verstappen jogá-lo para fora da pista numa disputa por posição, e no GP do México, onde Verstappen “caiu em desgraça” com os comissários após jogar Norris para fora da pista duas vezes numa única volta.
Melhorei esse ano e vou melhorar mais
Ao falar sobre sua temporada após sua vitória em Abu Dhabi, Norris disse que suas performances melhoraram e insistiu que não perdeu a confiança em lutar contra Verstappen.
“Definitivamente, melhorei meu nível nesta temporada”, disse ele.
“Obviamente, perdi algumas coisas e houve talvez três largadas este ano, o que me fez perder uma ou duas posições às vezes.”
“Mas eram posições muitas vezes apenas para Max. Ou era Budapeste e uma para Oscar e pequenas coisas assim. Mas nenhuma delas, quando olho para trás, me fez sentir como, bem, não tenho o que é preciso.”
Sobre lutar contra Verstappen na pista, Norris acrescentou: “Enfrentar Max em qualquer estado sempre será complicado e ninguém se diverte competindo contra ele.”
“Acho que o México foi um ponto de virada quando ficou provado que nem tudo o que ele faz é perfeito. Acho que se todos nós voltarmos para Austin e voltarmos para a Curva 12, quase todos no grid, como pilotos e também externamente, discordaram do fato de eu ter recebido uma punição.”
Sobre seus níveis de confiança, Norris explicou: “Certamente, do ponto de vista de ritmo, velocidade, não duvidei de mim mesmo este ano e acho que definitivamente estou até mais confiante.”
“Quando olho para a qualificação, lembro-me de 12 meses atrás aqui, eu errei minha volta do Q3, uma volta que eu deveria ter feito P2 quando tive uma grande derrapada na 12, 13 e eu estava muito irritado comigo mesmo após a classificação e foi sobre isso que todos falaram naquela época.”
“Mas isso não aconteceu realmente este ano. Fechei minhas voltas de classificação. Melhorei em todas essas áreas e foi mais apenas uma luta de igual para igual, com um dos melhores do mundo.”
“E a questão é que o que você não vê do lado de fora são alguns desses momentos em que, se eu fizesse certas coisas que muitos esperavam, teríamos batido. As pessoas de fora não têm ideia do que é preciso e aqueles momentos em que você aceita perder uma batalha.”
“Isso foi por causa de onde estávamos nas primeiras seis, sete corridas do ano. Perdemos muitos pontos e eu acabei numa posição em que não conseguia ganhar tanto quanto precisava e queria. Mas não estou usando nada disso como desculpa.”
“Estou dizendo que não tinha o que era preciso nesta temporada para lutar contra Max e entregar o que precisava entregar. Mas certamente me deu a sensação de, ‘OK, se eu melhorar esse pouquinho aqui, esse pouquinho ali’, pela primeira vez, tenho confiança em dizer que definitivamente tenho o que é preciso.”
f1, formula 1, Norris x Verstappen, noticias f1, noticias Lando Norris, noticias Max Verstappen
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.