Lando Norris domina o GP da Holanda

domingo, 25 de agosto de 2024 às 11:35

GP da Holanda

Lando Norris conquistou uma vitória contundente sobre Max Verstappen no GP da Holanda, a segunda de sua carreira na Fórmula 1.

Verstappen assumiu a liderança na largada em Zandvoort, mas com ritmo superior, o britânico retomou a ponta antes da primeira rodada de pit stops.

Depois dessa fase, Norris se afastou de Verstappen, que não conseguiu evitar que sua sequência sem vitórias se estendesse para cinco corridas. Também é a primeira vez que o tricampeão foi derrotado em casa.

Nem tudo foi perfeito para a equipe de Woking. Com uma estratégia diferente após um primeiro stint longo, Oscar Piastri não conseguiu passar a Ferrari de Charles Leclerc – que completou o pódio em um impressionante terceiro lugar.

Norris perdeu a liderança para Verstappen na largada, continuando sua sequência de não liderar a primeira volta. Piastri também ficou para trás, com George Russell subindo para terceiro.

O único que ganhou posições no grupo principal foi Carlos Sainz, que ultrapassou Fernando Alonso e logo em seguida Pierre Gasly.

À medida que o momento das paradas se aproximava, Norris encostou em Verstappen. O holandês estava reclamando sobre seu RB20 não virar na curva 10.

Mais atrás, Lewis Hamilton entrou no top 10, desbancando Lance Stroll. O outro carro da Aston Martin seria o próximo para o britânico, que subiu para o nono na volta 16.

Quando a prova chegou a um quarto da distância, Norris começou a aplicar forte pressão sobre Verstappen. Na abertura da volta 18, o piloto da McLaren colocou por dentro da Red Bull para recuperar a liderança.

O pit stop de Leclerc na volta 25 desencadeou uma onda de atividade, com Russell seguindo o exemplo no giro seguinte. O britânico teve uma parada lenta, o que permitiu que a Ferrari o ultrapassasse. Ambos colocaram pneus duros.

Como a McLaren previu, Verstappen tentou o undercut entrando no final da volta 27. Contudo, com uma vantagem confortável, Norris cobriu a Red Bull na volta seguinte e retornou ainda na frente.

Piastri parou na volta 33 e caiu para quinto. Em poucas voltas, a McLaren ultrapassou Russell e partiu para cima de Leclerc.

Em sua recuperação, Sainz ultrapassou Perez e assumiu a sexta posição, enquanto seu companheiro de equipe era cada vez mais pressionado por Piastri.

Na volta 49, Hamilton entrou para colocar seu segundo jogo de pneus macios do dia. Foi uma parada livre para a Mercedes, que começou a se aproximar novamente de Perez.

Russell também parou e ficou entre seu companheiro de equipe e o mexicano. Aparentemente, ele não conseguiu levar seus pneus duros até o final da corrida.

A batalha pelos últimos pontos continuou animada. Gasly tirou a nona posição de Nico Hulkenberg, com o piloto da Haas mantendo os mesmos pneus por quase 50 voltas.

O alemão conseguiria segurar Alonso? A resposta foi não, com o bicampeão ultrapassando por fora na primeira curva na volta 64.

Norris venceu com mais de 20 segundos de vantagem e marcou o ponto da volta mais rápida na última passagem, reduzindo a vantagem de Verstappen no campeonato de pilotos para 70 pontos.

Classificação da prova:


 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.