“Lando Norris agora está pronto para a batalha pelo título”

terça-feira, 7 de janeiro de 2025 às 14:01

Lando Norris

Lando Norris é cotado para dar a Max Verstappen uma luta muito mais dura na temporada deste ano na Fórmula 1, tendo sido considerado “pronto” para a batalha.

O piloto da McLaren perdeu a batalha pelo título da F1 2024, depois de lutar para diminuir a diferença para Verstappen após o domínio do holandês no início da temporada, o que lhe deu uma forte liderança.

James Hinchcliffe: Lando Norris não estava pronto

Norris conseguiu diminuir a diferença para 44 pontos após a corrida Sprint no Brasil em novembro, antes da grande exibição de Verstappen no Grande Prêmio praticamente selando seu título no campeonato.

Tendo vencido sua primeira corrida na Fórmula 1 no GP de Miami, Norris tomou o lugar de Leclerc como o desafiante mais próximo de Verstappen enquanto a McLaren se adiantava para desafiar a Red Bull em ambos os campeonatos, seguindo sua vitória em Miami com vitórias na Holanda, Singapura e Abu Dhabi.

Mas também houve vários momentos de fraqueza, com aquele dia dramático em Interlagos talvez um dos pontos mais baixos da luta pelo título de Norris, já que ele caiu da pole position para o P6 na bandeira quadriculada.

Norris está sendo cotado para se recuperar fortemente na F1 2025, com o ex-astro da IndyCar James Hinchcliffe afirmando que acredita que o piloto da McLaren agora está pronto para o desafio de uma luta pelo título durante uma temporada inteira.

“Olha, nunca foi em 2024. Nunca, nunca, nunca foi”, disse Hinchcliffe no podcast Red Flags.

“Nós aumentamos as coisas porque era uma história legal.”

“Max ‘venceu’ com tipo sete corridas para o fim no ano passado, então estávamos tentando fazer disso alguma coisa. Nunca foi alguma coisa.”

“Isso não é culpa do Lando. Não é tudo culpa do Lando, Lando e McLaren não estavam prontos.”

“Lando venceu quatro corridas, mas Max venceu nove. Tipo, em nenhum mundo Max deveria ter perdido o campeonato para Lando, certo?”

Pessoas esquecem início dominante de Verstappen

“Eu acho que é disso que as pessoas meio que esquecem, tipo, o começo da temporada parece tão longe quando você chega no último quarto, que você esquece que Max venceu cinco das seis primeiras corridas, tipo indo embora para o título, e só depois todo mundo melhorou.”

“Então quando Lando começou a ficar bem, Charles (Leclerc) também, Carlos (Sainz) também, George (Russell), Lewis, todo mundo estava ‘trocando’ , enquanto Max dominou sozinho no começo, certo?

“Eu acho que Lando aprendeu muitas lições boas, e acho que ele está pronto para realmente lutar pelo título deste ano. Acho que a equipe agora está pronta, e acho que Lando está pronto, mas ele aprendeu.”

Quanto ao que esse aprendizado significa em um sentido prático, Hinchcliffe disse que é tudo sobre confiança — provar a si mesmo que ele é capaz de vencer Verstappen em uma distância de corrida de forma regular, além de perceber que seus próprios erros não acontecem com muita frequência.

“Honestamente, é autoconfiança”, disse Hinchcliffe.

“Se você observar como Lando falava sobre Lando no primeiro semestre do ano, em comparação com como Lando falava sobre Lando no segundo semestre do ano, há uma diferença muito perceptível.”

“Todo atleta é muito duro consigo mesmo. Lando era publicamente muito duro consigo mesmo. E, no segundo semestre do ano, você não ouvia isso – mesmo quando não era um ótimo dia, ele não estava mais se culpando de tudo.”

“Em Abu Dhabi quando Oscar (Piastri) foi ‘eliminado’ na curva 1 e Leclerc foi de P19 para P8 na primeira volta, e, de repente, a batalha final dos construtores começou, a corrida começou. Lando não podia cometer um único erro – se ele perdesse uma posição para Carlos, a McLaren perderia o título.”

Colocado para ele que há uma linha tênue entre autoconfiança e ilusão, com o apresentador do podcast Brian Muller sugeriu que Sergio Perez demonstrou falta de consciência durante sua difícil temporada pela Red Bull, Hinchcliffe concordou.

“É absolutamente uma linha tênue”, disse ele.

“Eu tenho que dizer isso, acho que provavelmente é porque passei por todas essas situações em 11 anos na IndyCar, mas eu posso dizer quando as citações de um piloto são o que o piloto realmente acredita quando ele vai para a cama à noite, e quando é apenas merda que ele tem a dizer na mídia, certo?”

“Eu acho que Norris tem essa confiança agora.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.