Lando Norris acredita que uma reviravolta no campeonato é possível

quarta-feira, 26 de junho de 2024 às 14:13

Lando Norris

O piloto da McLaren, Lando Norris, disse que a equipe “tem o que é preciso” para vencer Max Verstappen e a Red Bull pelo título de Fórmula 1 em 2024, mas destacou que “não pode haver pequenos erros”.

A McLaren emergiu como a maior adversária da Red Bull desde a introdução de atualizações em Miami, GP que Norris venceu.

O MCL38 provou ser mais consistente que Ferrari e Mercedes, mas a equipe não conseguiu capitalizar isso ao máximo, ao perder as vitórias no Canadá e na Espanha.

Uma decisão estratégica incorreta custou muito à McLaren em Montreal, enquanto Norris lamentou ter ficado atrás de Verstappen em P3 em Barcelona na largada e depois terminar em P2 no “carro mais rápido”.

Norris agora se encontra em P2 na classificação de pilotos com o seu sexto pódio nesta temporada, mas está 69 pontos atrás de Verstappen.

Reviravolta é possível

O piloto inglês acredita que uma reviravolta do campeonato é possível já nesta temporada, mas admitiu que a McLaren não pode permitir que essa lacuna se estenda nas próximas corridas.

Perguntado sobre se ele acha que a disputa pelo título é realista nesta temporada, Norris disse: “Acho que sim.”

“Acho que deveríamos ter feito melhor em Barcelona. Devíamos ter recuperado alguns pontos sobre Max.”

“Potencialmente, havia uma chance de vencê-lo no Canadá. Então, foram duas corridas terminei em P2 e ele venceu. Mas Max precisa parar de vencer para conseguirmos isso.”

“Sim, apesar de eu estar agora em P2 no campeonato, isso não importa. Eu não me importo se estiver em segundo ou em décimo.”

“É mais sobre a diferença em relação ao que Max. E ele ainda está ampliando e isso é algo que não podemos nos dar ao luxo de deixa-lo fazer isso neste momento da temporada.”

“Mas podemos fazer. Você sabe, se eu tivesse tomado uma decisão melhor no Canadá e tivesse uma largada melhor na Espanha, poderíamos ter vencido as duas corridas.”

“E eu sei que há muitos, e sempre houve muitos ‘deveria, gostaria, poderia’, mas temos o que é preciso. É apenas uma questão de fazer tudo certo.”

Não podemos cometer pequenos erros

Norris reiterou sua posição do início da semana de que são “pequenas coisas” que estão separando a McLaren e a Red Bull agora, colocando sobre sua equipe a responsabilidade de erradicar os erros.

Questionado pelo canal Motorsport Week se acertar os detalhes é tão importante quanto ter um pacote rápido, Norris respondeu: “Sim. Quero dizer, Max não está cometendo erro.”

“Então acho que assim que você cometer um pequeno erro, eles estarão na frente.”

“Acho que, honestamente, se você olhar para a classificação da Espanha, eles provavelmente tinham um carro um pouco mais rápido, na minha opinião. Posso estar errado. Mas na minha opinião, acho que eles tinham um carro um pouco mais rápido.”

“Na corrida nós tivemos o carro mais rápido. Mas obviamente, só consegui terminar em segundo. Portanto, trata-se das coisas menores do momento.”

“Mas cada pista é um pouco diferente. Como vimos a Red Bull lutar um pouco mais algumas corridas atrás.”

“Acho que ainda estamos provando ser uma das equipes mais consistentes em todas as pistas em que estivemos.”

“A Mercedes foi rápida como no fim de semana passado no Canadá e agora provavelmente ficou um pouco atrás aqui. Então é um pouco para cima e para baixo.”

“E acho que só precisamos continuar fazendo o que estamos fazendo, porque é bom o suficiente por enquanto. Mas estamos apenas tentando eliminar alguns desses pequenos erros.”

A caminho para a Áustria, pista onde Norris conquistou seu primeiro pódio na F1 em 2021, ele admitiu que a McLaren pode estar otimista de que será novamente competitiva.

Mas Norris concordou com o chefe Andrea Stella que a McLaren precisa encontrar mais velocidade em retas para se igualar à Red Bull.

“Estou confiante”, ele expressou. “Todos os finais de semana que iniciamos agora, o carro está apresentando um desempenho extremamente bom.”

“Estamos sempre lá ou próximo a alguns décimos da pole, e isso é tudo que podemos pedir.”

“Acho que precisamos fazer algo um pouco melhor só para tornar a nossa vida um pouco mais fácil.

“Está perto, e agora temos quatro equipes que eu acho que podem facilmente lutar pelas pole positions e lutar por vitórias, potencialmente. Portanto, é uma situação muito diferente novamente.”

“Em alta velocidade, acho que temos que trabalhar um pouco em comparação com a Red Bull. A Red Bull parece definitivamente um pouco melhor em curvas de alta velocidade do que nós.”

“Potencialmente precisamos de um ‘toque’ nessa área, mas no resto estamos fortes.”

“O Red Bull Ring tem sido uma das minhas melhores pistas em termos de competitividade e das minhas pistas de maior sucesso, então estou muito animado para ver todo o potencial do ‘mamão papaia’ e ter um bom fim de semana.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.