Jonathan Wheatley diz que Max Verstappen é melhor que Sebastian Vettel

segunda-feira, 25 de novembro de 2024 às 14:21

Max Verstappen e Sebastian Vettel

Max Verstappen foi implacável – às vezes até exagerou – para alcançar seu quarto título mundial. E sua consistência foi a chave para o sucesso em 2024.

O holandês venceu sete das primeiras 10 corridas em 2024 ao volante de seu Red Bull RB20 e, embora seu carro tenha inexplicavelmente perdido seu domínio avassalador da noite para o dia e o feito passar por uma seca de 10 vitórias entre o GP da Espanha e de São Paulo, ele consistentemente permaneceu entre os seis primeiros lugares.

Mas Verstappen construiu uma liderança crucial nos estágios iniciais da temporada, marcando mais de 100 pontos nas primeiras cinco corridas, época que Sergio Perez era o P2 na tabela apenas 25 pontos atrás. Charles Leclerc era o P3 a mais de 30 pontos atrás.

Lando Norris, que viria a ser seu único adversário depois, tinha pouco mais da metade dos pontos de Verstappen até então.

De qualquer maneira, o diretor esportivo da Red Bull, Jonathan Wheatley, revelou por que ele acha que Verstappen é o “piloto mais extraordinário” com quem já trabalhou, comparando-o a Sebastian Vettel, ao falar com o De Telegraaf.

A “resiliência” de Max Verstappen o torna o “piloto mais extraordinário” no grid da F1”
Vettel alcançou o mesmo feito de Verstappen com a Red Bull por quatro anos consecutivos entre as temporadas de 2010 e 2013, e claramente tinha um carro dominante em relação aos adversários em dois desses títulos, muito parecido com o que aconteceu com o holandês.

No final de seu reinado em 2013, Vettel fez uma sequência invicta de nove corridas que foi superada por Verstappen em 2023, quando venceu 10 consecutivas ao volante do RB19.

Apesar do carro ter ficado complicado de pilotar a partir do GP de Miami em 2024, Wheatley acredita que a tenacidade de Verstappen foi um fator importante em sua capacidade de defender seu título.

“A resiliência que Max demonstrou durante todo o ano foi admirável. Tivemos alguns momentos realmente difíceis, mas ele continuou entregando. Ele é provavelmente o piloto mais extraordinário com quem já trabalhei”, disse Wheatley.

“E tive a sorte de ter tido ótimas experiências com pilotos. Este ano em particular, mais do que nunca, ele mostrou o quão forte é mentalmente.”

Comparação de títulos de Max Verstappen e Sebastian Vettel 

Os títulos de Vettel podem ser considerados fáceis dada a enorme vantagem que a Red Bull teve em 2011 e 2013 com o difusor e assoalho soprados, enquanto também tinha calendários mais curtos para disputar.

Os títulos de Verstappen mais disputados foram em 2021 e 2024, enquanto a vantagem da Red Bull no início do período regulamentar de 2022 os fez dominar completamente o grid na segunda metade de 2022, 2023 inteiro e início de 2024.

Na temporada de 2010, Vettel entrou na corrida final em Abu Dhabi disputando o título contra com Mark Webber, Lewis Hamilton e Fernando Alonso. Quatro pilotos com chances de título na última corrida é algo muito raro na F1 e Vettel venceu.

No final de 2012, foi um cenário semelhante, com Vettel e Alonso tendo uma disputa de título no Brasil. Então, embora ambos os pilotos tenham desfrutado de períodos de domínio, também houve temporadas que exigiram resultados consistentes para atingir o máximo.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.