James Vowles muito surpreso por Mercedes ou Red Bull não terem contratado Sainz

terça-feira, 30 de julho de 2024 às 18:20

James Vowles

O chefe da equipe Williams, James Vowles, disse à BBC que considera o novo contratado Carlos Sainz como “um dos quatro melhores pilotos – se não às vezes o piloto número dois no grid”.

A equipe anunciou na segunda-feira que o espanhol fará dupla com Alex Albon em 2025.

E Vowles disse que estava “surpreso” que nem a Mercedes nem a Red Bull tenham contratado Sainz para a próxima temporada.

“Olhe para Carlos”, disse Vowles. “Olhe para todas as equipes em que ele esteve. Elas melhoraram significativamente – e eu entendo o porquê.”

“Depois de passar os últimos nove meses conversando com ele pelo menos uma vez por semana, o que percebi é que ele é uma máquina de desempenho.”

“Ele fará tudo o que estiver ao seu alcance para transformar a si mesmo e à equipe ao seu redor. E isso é poderoso. Isso vale mais do que o que ele simplesmente pilotar o carro.”

“Por que você não iria querer isso na sua equipe?”

Sainz venceu três GPs pela Ferrari e terminou em quinto no campeonato de pilotos três vezes.

Ele tem sido parelho de seu companheiro de equipe Charles Leclerc desde que entrou na Ferrari em 2021, vencendo-o no campeonato em sua primeira temporada, mas não desde então.

O piloto de 29 anos perdeu sua vaga na Ferrari porque a equipe assinou com Leclerc um novo contrato de longo prazo no inverno passado e então pegou Lewis Hamilton depois que ele deixou claro que estava aberto a deixar a Mercedes.

A Red Bull preferiu estender o contrato de Sergio Perez como companheiro de equipe para Max Verstappen até 2025 e 2026, em vez de levar Sainz.

E a Mercedes deixou claro para Sainz que eles ainda não estavam preparados para se comprometer com ele – eles parecem prontos para promover seu protegido de 17 anos Andrea Kimi Antonelli ao lado de George Russell em 2025.

Vowles, em seus primeiros comentários à mídia desde a contratação de Sainz, disse: “A Red Bull está com o campeonato de construtores em risco – eu teria Carlos ao lado de Max em vez de Perez.”

“A Mercedes tem mais informações do que eu. É mais do que provável que eles estejam muito confiantes na direção em que estarão viajando. Se será Max ou Kimi, não tenho certeza – mas eles não são tolos.”

“A Red Bull também terá razões por trás disso das quais não estou ciente. Eles não tomam decisões levianamente, mas fiquei surpreso.”

Vowles disse que Sainz deixou claro que ficaria comprometido com a Williams por pelo menos as próximas duas temporadas.

“A mensagem de que era 2025 e 2026 e além não veio de nós”, disse Vowles. “Veio de Carlos. Ele queria que ficasse bem claro para todos vocês e para o mundo que ele está comprometido e é aqui que ele quer estar.”

Vowles mudou para a Williams no início do ano passado depois de fazer parte da equipe da Mercedes que ganhou oito títulos consecutivos de construtores de 2014 a 2021 e sete campeonatos de pilotos de 2014 a 2020.

Ele disse que o fato de Sainz ter escolhido a Williams em vez das equipes apoiadas pelo fabricante Sauber, que se tornará Audi em 2026, e Alpine, de propriedade da Renault, foi “uma decisão enorme e monumental” e “um dos momentos de maior orgulho da minha carreira”.

A Williams terminou em P7 no Campeonato Mundial no ano passado, mas caiu para o P9 após 14 corridas nesta temporada.

Vowles tem tentado modernizar a equipe e isso colocou tensões inesperadas sobre eles. Ele disse que suas tentativas de atualizar os processos de construção da equipe levaram ao carro a ainda estar acima do peso.

Vowles, que disse ter abordado Sainz pela primeira vez na corrida final da temporada passada, disse: “Desde o início eu dei a ele todas as verrugas e tudo ‘o que vai acontecer está aqui’.

“Vamos voltar atrás. Aqui está o porquê. Aqui está o que estamos investindo. Aqui está o que está por vir. Aqui está o porquê de eu estar animado com este projeto, e é sua escolha se você quer fazer parte dele.”

“Mas eu sei que teremos sucesso no futuro e isso nos custará no curto prazo e estou confiante de que a honestidade e a transparência valeram a pena.”

“Foi pior do que eu esperava, pois havia ainda mais peso no carro, mas o desempenho aerodinâmico do carro está em um lugar razoável. Só temos que tirar esse peso dele e podemos começar a lutar na frente.”

AS - www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.