Jacques Villeneuve: A pirâmide da Red Bull está desmoronando e levou Adrian Newey a sair
domingo, 12 de maio de 2024 às 14:40
Max Verstappen
Em uma entrevista exclusiva ao Crypto Casino LTD, o ex-campeão mundial de F1 Jacques Villeneuve disse que a pirâmide desapareceu na Red Bull e que agora as brigas internas começaram, e que é compreensível que o “visionário” Adrian Newey esteja deixando a Red Bull.
O ex-campeão mundial critica os gigantes da F1 e diz que a Ferrari traria mais emoção a Newey do que a Aston Martin ou a Mercedes
As crianças foram deixadas para jogar na Red Bull – há um grande vazio
Isso não significa que a Red Bull não vencerá mais corridas, mas é o fim de uma longa era. Com a morte de Dietrich Mateschitz, isso estava escrito. O equilíbrio político sempre foi precário com Chrisian Horner. Helmut Marko tomava decisões, mas o diretor da equipe era Horner, então havia algo que nem sempre funcionava muito bem.
Com a saída de Dietrich Mateschitz, obviamente isso estava fadado a acontecer. Ele deixou um vazio. As crianças foram deixadas para brincar sem os pais.
A pirâmide acabou na Red Bull e agora a briga interna começou – a coisa ficou pessoal
Dietrich estava segurando o anel. Ele estava mantendo todos no lugar. A pirâmide desapareceu na Red Bull e agora a briga interna começou. Ela envolve até mesmo pessoas que deveriam estar do lado de fora, o que é estranho.
A situação tem sido como um efeito bola de neve. Há mais de duas partes que estão mexendo os pauzinhos. A coisa ficou muito pessoal, o que é uma loucura. Por que isso não pode ser feito a portas fechadas?
É a natureza humana. As pessoas não ficam sentadas sobre os louros. As pessoas encontram problemas mesmo quando as coisas estão indo bem. É por isso que é muito difícil manter o domínio por muito tempo, porque alguém vai querer mais do que isso.
É compreensível que o “visionário” Adrian Newey esteja deixando a Red Bull
É compreensível que ele esteja deixando a Red Bull. Há muita coisa acontecendo que não tem nada a ver com corridas. É implacável e não quer ir embora. Há alguém que está colocando lenha na fogueira e o fato de eles estarem vencendo todas as corridas não é suficiente. Quando as coisas estão bem, as pessoas ainda encontram problemas.
Newey tem as pessoas certas ao seu redor. Ele é um bom líder de equipe e trabalha bem com os pilotos. Ele é um visionário, você pode vencer sem ele, então ele não é a resposta para tudo, mas é melhor tê-lo do que não tê-lo, porque ele tem sido o melhor por muitos anos.
Assim como Newey, Christian Horner está protegendo seus próprios interesses
A F1 é um negócio. Todos precisam cuidar de seus próprios interesses pessoais. Antes de mais nada, o piloto cuidará de seus interesses. Se o piloto tem o melhor interesse da equipe, é porque alguém na linha de frente o serve. É um negócio. Todos ganham dinheiro, então as pessoas estão sobrevivendo na selva.
As pessoas dizem que isso é horrível da parte de Horner, mas por que seria horrível da parte dele? Quando estamos em casa, assistindo à TV, somos muito românticos em relação às corridas e aos carros, mas quando estamos envolvidos no negócio, temos de cuidar de nossos próprios interesses. Isso não significa que não sirva para a equipe. Horner está na Red Bull há muito tempo e tem conseguido obter resultados de forma consistente.
Newey ficará mais entusiasmado com a mudança para a Ferrari do que para a Mercedes ou Aston Martin
Ele irá para onde tiver mais liberdade e sentir que terá mais sucesso sem problemas políticos. Em termos de fator de empolgação, não há nada melhor do que vencer na Ferrari como piloto, engenheiro ou designer, enquanto vencer na Aston Martin é apenas vencer.
A Mercedes não está no mesmo nível da Ferrari. Você não pode chegar ao nível da Ferrari no que diz respeito ao significado de vencer com eles. Em termos de imagem e marca, não há equipe maior do que a Ferrari. Vencer com a Mercedes, mesmo que eles tenham vencido tantos campeonatos recentemente, não tem o mesmo valor que vencer com a Ferrari.
Ele já disse algumas vezes que vai dar um passo atrás, mas isso nunca durou muito tempo. Com os regulamentos modernos, não há tanto espaço para ser inventivo como antes. Não há nada que o impeça de entrar em um projeto diferente fora da F1 ou do automobilismo. Cometemos o erro de pensar que existe a F1 e nada mais, mas esse não é o caso.
Verstappen é “extremamente valioso” para a Red Bull, seria uma grande perda para sua imagem
Tenho certeza de que ele tem várias cláusulas de liberação em seu contrato atual e tenho certeza de que a equipe também tem. No momento, ele é extremamente valioso. Seria uma grande perda para a Red Bull, tanto em termos de imagem quanto de resultados. No paddock, não há nenhum piloto tão comprometido com as corridas quanto Verstappen.
O talento é apenas um aspecto. É o quanto ele está comprometido com sua profissão. Isso faz a diferença.
adrian newey, Christian Horner, f1, ferrari f1, formula 1, jacques villeneuve, max verstappen, noticias f1, red bull f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.