Indy – Takuma Sato vence na estratégia em Portland
domingo, 2 de setembro de 2018 às 18:40
Takuma Sato
Takuma Sato foi o vencedor da 16ª e penúltima etapa da Fórmula Indy 2018, decidida na estratégia, no retorno ao Portland International Raceway após 11 anos. Foi a terceira vitória do japonês na categoria, primeira no ano.
Uma bandeira amarela na metade da corrida mudou todo o panorama. Os líderes aproveitaram o momento para realizar a segunda de suas três paradas. Mas, quem ficou na pista, teria que fazer apenas mais um pit stop sob bandeira verde, assim como quem estava na frente antes.
O maior beneficiado foi o piloto da Rahal Letterman Lanigan, que passou à frente na última parada de Ryan Hunter-Reay (Andretti), que tinha a mesma tática. Sato assumiu a ponta em definitivo a 21 voltas do final, após pit stop de Max Chilton (Carlin).
Hunter-Reay foi segundo, seguido por Sebastien Bourdais (Dale Coyne). Spencer Pigot (Carpenter) ganhou o quarto lugar de Scott Dixon no último stint. Mesmo assim, o piloto da Ganassi não tem do que reclamar, já que ele se envolveu em um acidente na primeira volta e foi punido com um drive-through ao longo da prova.
Alexander Rossi (Andretti) tinha assumido a liderança logo na oitava volta, após passar pelo pole Will Power (Penske), que teve problemas de câmbio. Perdeu a liderança para Josef Newgarden (Penske) na 49ª volta, mas eles e o então terceiro colocado, Jordan King (Carpenter), foram afetados pela amarela fora de hora.
Rossi ainda conseguiu chegar em oitavo, resultado que o deixa 29 pontos atrás de Dixon, restando uma corrida (com pontuação dobrada) para o encerramento do campeonato. Newgaden foi apenas décimo.
O melhor brasileiro foi Pietro Fittipaldi (Dale Coyne), em nono. Tony Kanaan (AJ Foyt) foi 11º e Matheus Leist (AJ Foyt) 14º.
A prova teve quatro bandeiras amarelas. O acidente mais impressionante ocorreu na primeira volta: James Hinchcliffe (Schmidt Peterson) rodou em disputa com Zach Veach (Andretti) e vários carros se envolveram: Marco Andretti (Andretti Herta) chegou a capotar.
Classificação da prova:
Pos. | Piloto | Equipe | Carro | Voltas | Tempo | Dif. | |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | Takuma Sato | Rahal Letterman Lanigan | Dallara/Honda | 105 | 2h00m09.7537s | – | CLA |
2 | Ryan Hunter-Reay | Andretti Autosport | Dallara/Honda | 105 | 2h00m10.3621s | 0.6084s | CLA |
3 | Sebastien Bourdais | Dale Coyne Racing | Dallara/Honda | 105 | 2h00m11.5803s | 1.8266s | CLA |
4 | Spencer Pigot | Ed Carpenter Racing | Dallara/Chevrolet | 105 | 2h00m14.3094s | 4.5557s | CLA |
5 | Scott Dixon | Chip Ganassi Racing | Dallara/Honda | 105 | 2h00m15.0752s | 5.3215s | CLA |
6 | Simon Pagenaud | Team Penske | Dallara/Chevrolet | 105 | 2h00m21.2142s | 11.4605s | CLA |
7 | Charlie Kimball | Carlin | Dallara/Chevrolet | 105 | 2h00m21.7594s | 12.0057s | CLA |
8 | Alexander Rossi | Andretti Autosport | Dallara/Honda | 105 | 2h00m23.1306s | 13.3769s | CLA |
9 | Pietro Fittipaldi | Dale Coyne Racing | Dallara/Honda | 105 | 2h00m28.1290s | 18.3753s | CLA |
10 | Josef Newgarden | Team Penske | Dallara/Chevrolet | 105 | 2h00m29.5581s | 19.8044s | CLA |
11 | Tony Kanaan | AJ Foyt Enterprises | Dallara/Chevrolet | 105 | 2h00m31.8899s | 22.1362s | CLA |
12 | Carlos Munoz | Schmidt Peterson Motorsports | Dallara/Honda | 105 | 2h00m32.4606s | 22.7069s | CLA |
13 | Gabby Chaves | Harding Racing | Dallara/Chevrolet | 105 | 2h00m33.4675s | 23.7138s | CLA |
14 | Matheus Leist | AJ Foyt Enterprises | Dallara/Chevrolet | 105 | 2h00m39.5495s | 29.7958s | CLA |
15 | Jordan King | Ed Carpenter Racing | Dallara/Chevrolet | 105 | 2h00m41.8889s | 32.1352s | CLA |
16 | Jack Harvey | Meyer Shank Racing | Dallara/Honda | 105 | 2h00m42.1728s | 32.4191s | CLA |
17 | Alfonso Celis | Juncos Racing | Dallara/Chevrolet | 105 | 2h00m58.5575s | 48.8038s | CLA |
18 | Max Chilton | Carlin | Dallara/Chevrolet | 105 | 2h01m04.9660s | 55.2123s | CLA |
19 | Zach Veach | Andretti Autosport | Dallara/Honda | 104 | 2h00m45.9269s | 1 volta | CLA |
20 | Santino Ferrucci | Dale Coyne Racing | Dallara/Honda | 101 | 2h00m42.3067s | 4 voltas | CLA |
21 | Will Power | Team Penske | Dallara/Chevrolet | 98 | 2h00m43.9627s | 7 voltas | CLA |
22 | James Hinchcliffe | Schmidt Peterson Motorsports | Dallara/Honda | 76 | 1h53m35.4864s | 29 voltas | CLA |
23 | Graham Rahal | Rahal Letterman Lanigan | Dallara/Honda | 4 | 1h28m13.1705s | Contato | CLA |
24 | Ed Jones | Chip Ganassi Racing | Dallara/Honda | 0 | 0.9205s | Contato | CLA |
25 | Marco Andretti | Andretti Herta | Dallara/Honda | 0 | 1.0311s | Contato | CLA |
amarela, andretti, bandeira, corrida, estratégia, parada, pit stop, Portland, Rahal Letterman, ryan hunter-reay, scott dixon, sebastien bourdais, takuma sato, vitoria, voltas
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.