Incerteza para as equipes de F1 na China: como será o asfalto?
sábado, 13 de abril de 2024 às 10:50
GP da China
As equipes de Fórmula 1 preferem não deixar nada ao acaso. Durante horas antes de um Grande Prêmio, eles usam os seus simuladores para preparar o acerto dos seus carros da melhor forma possível.
Para os circuitos onde a F1 retorna anualmente, dificilmente há surpresas. Para a próxima corrida na China, existem fatores mais incertos. Afinal, desde 2019 que a Fórmula 1 não anda por lá. O que se destacava na época eram os solavancos consideráveis na superfície da pista.
Antes da corrida em Xangai, as pessoas estão particularmente curiosas para ver o desempenho da atual geração de carros neste circuito. Com seu efeito solo, os carros de F1 são particularmente sensíveis a solavancos, e havia muitos deles no passado. É por isso que, a pedido da FIA, a pista tem trabalhado arduamente nas últimas semanas para reformulá-la, eliminando ao máximo os solavancos potencialmente perigosos.
Isso foi feito por Hermann Tilke e sua equipe, reconhecida pelos circuitos que desenvolveram mundialmente para a Fórmula 1, entre outros. Isso teria eliminado muitos dos problemas potenciais de antemão.
Mas as equipes de F1 ainda estão no limbo. Pois não se sabe como é o asfalto recém-assentado e qual será o desgaste dos pneus. No simulador, isso é difícil de estimar por enquanto.
Outro fator complicador é que a China é um fim de semana de corrida curta. Assim, as equipes têm apenas um treino livre antes de precisarem encontrar o acerto adequado.
acerto, asfalto, corrida curta, f1, formula 1, gp china f1, noticias f1, solavancos, xangai
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.