Horner teme decisão do campeonato nos tribunais
sexta-feira, 24 de junho de 2022 às 9:51
Christian Horner
Christian Horner avisou que o título da Fórmula 1 poderia ser decidido nos tribunais se não houver nenhuma atitude em relação ao teto orçamentário.
O chefe da Red Bull está entre aqueles que estão pedindo para a FIA aumentar o teto de gastos anuais – atualmente de $140 milhões – devido ao aumento da inflação global.
Ele acredita que, se o teto não for aumentado, algumas equipes terão problemas para se manter dentro da quantia estipulada e correm o risco de sofrer punições.
“A maneira como você projeta seu carro está dentro de seu controle”, declarou Horner à Sky Sports F1. “Isso é algo que você cria junto com seu grupo de projetistas. Você está no controle de seu próprio destino”.
“O que nós estamos vendo no mundo neste momento, não estamos no controle dos custos inflacionários que estão afetando famílias no mundo todo. No Reino Unido, a inflação prevista é de 11%”.
“Isso tem um efeito direto sobre os funcionários, materiais, eletricidade, produtos e partes fornecidas. Eu considero genuinamente uma situação de força maior com a qual a FIA precisa lidar”.
Horner sugeriu que até metade das 10 equipes do grid poderiam estourar o teto orçamentário até o fim da temporada 2022 e correr o risco de penalizações.
Portanto, ele está pedindo que uma atitude imediata seja tomada a fim de evitar a possibilidade do campeonato ser decidido nos tribunais.
“Cerca de 50% das equipes irão violar o teto no final do ano se as coisas continuarem como estão. Provavelmente ainda mais”, continuou ele.
“Nós não queremos um campeonato decidido nos tribunais ou em Paris diante da FIA. Temos seis meses do ano para resolver isso, precisamos agir agora”.
Além disso, Horner teme que algumas equipes poderiam ser forçadas a demitir funcionários sob o teto orçamentário atual.
“Eu acredito que as equipes de ponta teriam de demitir 200 ou 300 pessoas para chegar remotamente perto de uma solução. Isso é certo? O problema é que se o teto orçamentário fracassar totalmente, ele desaparecerá para sempre”.
“Nós precisamos encontrar uma solução. Ninguém poderia ter previsto isso. Nós baixamos o teto de custos em $35 milhões durante a pandemia e ninguém poderia ter previsto os problemas que temos”.
campeonato mundial, Christian Horner, decisão, red bull, teto orçamentário, tribunais
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.