Honda poderia retornar à F1 em 2026
sexta-feira, 24 de junho de 2022 às 9:48
Red Bull-Honda
A Fórmula 1 e a Volkswagen estão ficando nervosas com o atraso na finalização do regulamento de motores para 2026.
Porsche e Audi pretendem entrar na F1 no começo da nova era das regras, mas a Auto Motor und Sport relatou que “renegociações e conflitos internos” estão atrasando a confirmação.
“Na verdade, o Conselho Mundial deveria aprovar o regulamento em 29 de junho”, disse o correspondente Michael Schmidt.
“Audi e Porsche agora estão pressionando pela luz verde antes do recesso de verão, enquanto a FIA está prometendo que ela virá no início de julho”.
Provavelmente não será a tempo para o GP da Áustria, que é quando Porsche e Red Bull aparentemente queriam oficializar sua colaboração a partir de 2026.
O atraso também significa que a identidade da parceira de fábrica da Audi, muito provavelmente a Sauber, permanecerá sob sigilo por enquanto.
Enquanto isso, comenta-se que o Grupo Volkswagen está “nervoso” com o atraso do regulamento de 2026.
De acordo com Schmidt, também é o caso de Stefano Domenicali, CEO da F1, porque o envolvimento de mais duas montadoras na categoria é muito importante.
Aparentemente, o atraso diz respeito a conciliar as diferenças entre as marcas da VW e as fabricantes estabelecidas da F1, principalmente sob as novas limitações financeiras.
Além disso, “uma disputa interna na FIA” atrasou ainda mais as coisas, com um suposto conflito entre o presidente Mohammed Ben Sulayem e o secretário geral Peter Bayer levando à saída do segundo.
Ben Sulayem agora garantiu às marcas da VW que o regulamento será definido em julho.
“Isso foi confirmado pessoalmente por Ben Sulayem e Domenicali aos conselhos de gerenciamento de Audi e Porsche em teleconferências separadas antes de GP do Canadá”, revelou Schmidt.
Depois que os acordos de Audi e Porsche foram confirmados, Schmidt acha possível que a Honda anuncie seu retorno à F1 em 2026.
“Se isso acontecer, eles poderiam se associar à AlphaTauri ou até mesmo comprar a equipe de Faenza”, disse ele. “Nós deveremos saber mais após o recesso de verão”.
audi, entrada, honda, porsche, retorno, temporada 2026
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.