Honda continuará expressando suas opiniões na decisão dos pilotos na Aston Martin
segunda-feira, 7 de abril de 2025 às 13:40
Koji Watanabe – Honda
A Honda continuará expressando suas opiniões na decisão dos pilotos para as equipes que fornece UP em 2026 e além, disse o presidente da empresa, Koji Watanabe.
A Honda e a Red Bull terminarão sua parceria de Unidades de Potência (UP) no final do ano, quando os japoneses se juntarão à Aston Martin F1 a partir de 2026.
Embora a Aston Martin terá a palavra final em relação a seus de pilotos, que atualmente são Fernando Alonso e Lance Stroll como titulares, Watanabe confirmou que a Honda ainda “expressará suas opiniões” sobre o assunto.
Em uma entrevista ao The Japan Times durante o fim de semana do GP do Japão, Watanabe declarou:
“O número de assentos é reduzido. No entanto, quanto a nós, continuaremos a expressar nossas opiniões como Honda na decisão dos pilotos para 2026 e além.”
“Obviamente, a Aston Martin terá a palavra final na decisão de quais pilotos se juntam à equipe… mas a situação será a mesma que temos com a Red Bull, onde daremos nossa opinião.”
Rumores em torno do futuro do piloto japonês Yuki Tsunoda indicaram uma mudança para a Aston Martin no futuro. No entanto, o piloto que apesar de rumores ao contrário, continua sendo apoiado pela Honda, acaba de garantir sua tão esperada oportunidade como titular da Red Bull ao lado de Max Verstappen, e, portanto, não houve confirmação de uma mudança.
Watanabe falou sobre a parceria de sucesso entre a Honda e a Red Bull, que foi celebrada com a vitória imponente de Verstappen em Suzuka ontem. Ele comentou:
“Olhando para trás agora, estamos muito orgulhosos dos resultados que alcançamos com esta parceria.”
“Especialmente com Yuki (Tsunoda) aqui em uma corrida em casa, correndo pela Red Bull… É um fim de semana muito importante e muito significativo.”
Honda e Aston Martin
A equipe inglesa anunciou sua mudança das UPs Mercedes em 2023. Em linha com a nova era do regulamento da F1, a Honda está pronta para se juntar à Aston Martin como fornecedora de fábrica de UPs.
O fabricante japonês foi atraído de volta ao esporte pelos combustíveis 100% sustentáveis e pela mudança para uma UP ainda mais eletrificada. A Honda havia confirmado inicialmente que se afastaria do esporte, o que levou a Red Bull a entrar em uma parceria com a Ford para utilizar os Red Bull Powertrains a partir do ano que vem.
O CEO da Honda, Toshihiro Mibe, declarou na época:
“Um dos principais motivos para nossa decisão de assumir o novo desafio na F1 é que a forma de corrida mais importante do mundo está se esforçando para se tornar uma categoria de corrida sustentável, o que está alinhado com a direção que a Honda está buscando em relação à neutralidade de carbono, e se tornará uma plataforma que facilitará o desenvolvimento de nossas tecnologias de eletrificação.”
Aston Martin Honda, F1 Koji Watanabe, Honda Koji Watanabe, noticias f1, Noticias Honda F1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.