História dos pilotos portugueses de Fórmula 1: Quem chegou ao topo?
terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 às 10:06Seja para vibrar no sofá ou jogar nas melhores casas de apostas, existem inúmeras razões para acompanhar a atualidade da Fórmula 1, a maior modalidade de esportes motorizados do planeta. Mas será que podemos dizer o mesmo da sua história?
Hoje, vamos olhar para o passado da Fórmula 1 e, mais concretamente, para os desempenhos dos quatro pilotos portugueses que já passaram pela competição. Veja qual deles chegou ao topo no final do artigo!
Os 4 portugueses da história da Fórmula 1
4. Pedro Chaves: não se qualificou
Apesar de ter participado oficialmente na temporada de 1991 da Fórmula 1, o piloto Pedro Chaves, natural do Porto, não teve os argumentos necessários para superar nenhuma das 13 corridas de classificação para Grandes Prêmios daquele ano!
Infelizmente, a “aventura” de Chaves na Fórmula 1 ficou ainda marcada por salários em atraso, tornando-se em um autêntico desastre. Hoje, o piloto foi praticamente esquecido por seus conterrâneos.
3. Pedro Lamy: 6.º lugar
Depois do fiasco de Pedro Chaves, Portugal teve de esperar apenas dois anos para voltar a ver um dos seus pilotos na Fórmula 1. A honra coube a Pedro Lamy, que talvez merecesse ficar alguns lugares acima na nossa lista… Afinal, e apesar de sua melhor classificação ter sido apenas um sexto lugar, Lamy foi o português que mais competiu na Fórmula 1, participando de 32 Grandes Prêmios.
Ao serviço da Lotus e da Minardi, Lamy teve a infelicidade de experienciar o lado mais negro da Fórmula 1. Não só estava competindo quando o trágico acidente de Ayrton Senna aconteceu, como partiu as duas pernas e os joelhos durante uma corrida de teste em 1994.
2. Mário de Araújo Cabral: 4.º lugar
Quando a Fórmula 1 ainda era conhecida como a International Cup for Formula One Manufacturers, o piloto de Cedofeita (Porto) Mário de Araújo Cabral tornou-se no primeiro português de sempre a disputar a competição.
Estreou-se no Grande Prêmio português de 1959 com um honroso décimo lugar, e provou ser habilidoso quando conseguiu o quarto lugar no GP de Pau de 1961, sua melhor classificação de sempre. Retirou-se da Fórmula 1 poucos anos mais tarde, em 1964.
1. Tiago Monteiro: 3.º lugar
O piloto português com mais sucesso na história da Fórmula 1? Tiago Monteiro, outro atleta natural do Porto (três dos quatro portugueses na F1 nasceram nesta cidade).
Monteiro esteve na competição entre 2005 e 2007, obtendo, em sua maioria, resultados pouco impressionantes (muitas vezes terminando vários lugares abaixo da sua posição inicial no grid). No entanto, ele entrou para a história da Fórmula 1 portuguesa quando, no GP dos Estados Unidos de 2005, terminou na terceira posição (partindo do 17.º lugar).
Mas pesar de ter sido o primeiro português de sempre a atingir um pódio na Fórmula 1, Monteiro beneficiou muito da sorte. Na corrida, sete dos principais favoritos à vitória foram forçados a abandonar devido a problemas técnicos com a segurança dos pneus. Por este motivo, e apesar do seu terceiro lugar único para Portugal, Monteiro é muitas vezes visto como um piloto menos talentoso do que Pedro Lamy.
F1 Mário de Araújo Cabral, F1 Pedro Chaves, F1 Tiago Monteiro, noticias f1, Pedro Lamy, Portugueses na F1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.