Helmut Marko: McLaren e Norris cometeram muitos erros em 2024

sexta-feira, 3 de janeiro de 2025 às 11:15

Helmut Marko

Red Bull e Max Verstappen resistiram à ascensão da McLaren e Lando Norris para ganhar o quarto título consecutivo de pilotos de Fórmula 1, e Helmut Marko agora lançou sombra sobre a McLaren por como eles fizeram isso.

O holandês se tornou apenas o sexto piloto na história da Fórmula 1 a ganhar quatro ou mais títulos em 2024. Verstappen superou os adversários para registrar 437 pontos – o suficiente para eclipsar Norris por 63 pontos, enquanto a estrela da McLaren emergia como uma ameaça ao título.

O fator principal para a última defesa do título de Verstappen foi a vantagem que a Red Bull manteve sobre o grid nas primeiras rodadas da temporada. Mas McLaren, Ferrari e Mercedes tiveram carros vencedores de corrida em várias oportunidades depois e seguraram Verstappen em nove vitórias nos 24 GPs, muito diferente das 19 conquistas avassaladoras de 2023.

A Red Bull “nunca” cometeu erros estratégicos como a McLaren na luta pelo título de F1 de 2024

Com três equipes rivais na disputa por vitórias em corridas a partir do segundo terço do ano passado, o consultor de automobilismo da Red Bull, Helmut Marko, disse que a Red Bull e Verstappen exploraram os “erros estratégicos que a McLaren cometeu durante a luta pelo título de Fórmula 1 de 2024”, o que acabou custando a Norris seu primeiro desafio real pela coroa. O austríaco está convencido de que a Red Bull “nunca” cometeu tais erros.

Norris e McLaren custaram a si mesmos muitos pontos no ano passado, o que deveria ter dado à Red Bull e Verstappen um desafio maior pelo campeonato de pilotos. Mas a equipe de Woking deixou a bola cair e não puniria o carro desafiador que Marko admite que a Red Bull produziu.

“Max compensou as fraquezas do carro quando elas começaram a aparecer” ,disse ele. “O ponto de virada foi definitivamente seu desempenho incrível no molhado no Brasil. Apesar dos problemas técnicos, nunca cometemos erros estratégicos, ao contrário da McLaren em várias situações.”

McLaren e Lando Norris cometeram uma série de erros na temporada de F1 de 2024

Depois que Verstappen garantiu cinco vitórias nos primeiros sete GPs da temporada de 2024, ficou muito claro que o piloto de 27 anos se tornaria um tetracampeão de Fórmula 1, a menos que um piloto e um carro em particular se tornassem a força dominante – em vez de seis pilotos vencendo corridas.

Segurar bem no final, enquanto Verstappen derrotava Norris para vencer o GP da Emilia Romagna, significou que ele deixou Imola 48 pontos à frente do rival mais próximo, que era Charles Leclerc naquele momento. Norris venceu sua primeira corrida de F1 no GP de Miami de 2024, o evento anterior.

Vários pilotos vencendo corridas significaram que Verstappen ainda estava 47 pontos à frente de Norris no topo da classificação quando a F1 chegou ao Brasil para o GP de São Paulo. A margem poderia ter sido menor sem os erros da McLaren no Canadá, Grã-Bretanha, Hungria e Itália.

A McLaren custou pontos a Norris com suas estratégias ruins durante os GPs do Canadá e da Grã-Bretanha, além de sua recusa em emitir ordens de equipe em favor de Norris no GP da Hungria e da Itália. Norris também frequentemente deixou a bola cair, principalmente porque Verstappen venceu no Brasil.

O GP de São Paulo deveria ter visto Norris abrir a luta pelo título na pole position. No entanto, o piloto de 25 anos terminou em P6 depois de sair da pista duas vezes após uma bandeira vermelha, o que ajudou Verstappen a vencer o GP de São Paulo largando de P17 e ajudado pela sorte de uma troca gratuita de pneus sob bandeira vermelha.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.