Harry Benjamin da BBC: McLaren não vai deixar “barato” ilegalidade da Red Bull
sexta-feira, 18 de outubro de 2024 às 12:03
Zak Brown e Christian Horner
A Red Bull está no centro da controvérsia antes do GP dos EUA. Os atuais campeões mundiais farão mudanças em seu carro após a FIA ter determinado a ilegalidade de uma peça que levanta e abaixa o carro.
O RB20 apresentava um dispositivo que podia ajustar a altura do carro. Eles dizem que isso era inacessível depois que o carro era montado.
No entanto, as equipes rivais estão muito desconfiadas que pudessem usá-lo para alterar sua configuração entre a classificação e a corrida. De acordo com as regras do parque fechado, isso é proibido.
As equipes querem que seus carros fiquem o mais baixo possível na classificação para gerar o máximo de downforce. Mas eles têm que se comprometer com a corrida também.
Se a altura do carro for muito baixa na corrida, eles correm o alto risco de desgastar a prancha do assoalho. Lewis Hamilton e Charles Leclerc foram desclassificados do GP dos EUA do ano passado justamente pelo desgaste excessivo da prancha.
A Red Bull está tentando defender o título de construtores, mas nas últimas corridas a McLaren conseguiu virar o placar e agora está 41 pontos à frente em P1. Enquanto isso, Max Verstappen espera proteger uma vantagem de 52 pontos sobre Lando Norris no campeonato de pilotos.
Harry Benjamin diz que Zak Brown e McLaren vão investigar a Red Bull
Falando no podcast Checkered Flag para a BBC Radio 5 Live, o comentarista de F1 Harry Benjamin acusou a Red Bull de tentar varrer o problema “para debaixo do tapete”. Mas seus rivais não vão deixá-los matar essa história.
A McLaren e seu CEO Zak Brown vão “examinar” seus concorrentes mais próximos intensamente. Eles tentarão que provar que a Red Bull usou o dispositivo antes de um GP este ano.
Isso teria grandes repercussões para o campeonato, mas também será extremamente difícil de demonstrar. A Red Bull afirma que não usou o sistema para obter uma vantagem ilegal, apesar de ele estar lá.
“Quem coloca um sistema ilegal no carro para não usá-lo?, foi perguntado no podcast. “Chega a ser ridículo.”
Então Benjamin disse: “Sabemos que Zak Brown não vai se contentar com ‘mudamos a maneira como fazemos nossos procedimentos, muito obrigado, vamos todos varrer isso para debaixo do tapete e seguir em frente’. Este provavelmente não é o fim desta história, e o resto das equipes certamente vai analisar isso, particularmente a McLaren, que está agora na caça pelo campeonato de construtores e de pilotos.”
A Red Bull copiou a McLaren com sua atualização para o GP dos EUA?
A Red Bull introduziu um grande pacote de atualização para a corrida em Austin. É sua última esperança realista de virar a batalha dos construtores.
Em boa forma, a McLaren pode garantir o título com várias corridas de antecedência. Eles têm o carro mais rápido e também se beneficiaram de ter uma dupla de pilotos mais forte.
Falando em Singapura, Helmut Marko pediu que a FIA investigasse a asa dianteira da McLaren. Isso foi depois que a equipe de Woking concordou em modificar sua asa traseira de baixa pressão aerodinâmica usada em Baku, que não produziu a quantidade de efeito que a McLaren esperava.
Se a controversa asa dianteira foi considerada legal, então Pierre Wache e companhia provavelmente a copiarão, porque essa é a natureza da F1. No entanto, Peter Windsor alertou a Red Bull que essa abordagem “nunca produz resultados”.
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