Hamilton: Não acho que seja um problema a Ferrari ter perdido Adrian Newey

quinta-feira, 12 de setembro de 2024 às 16:23

Lewis Hamilton

Lewis Hamilton disse que a Ferrari perder Adrian Newey não é um problema, como alguns estão falando antes do GP do Azerbaijão de 2024.

O especialista em aerodinâmica de 65 anos escolheu ir para a Aston Martin para a temporada de F1 de 2025, apesar de ouvir propostas da Ferrari, McLaren e Alpine após sua decisão de deixar a Red Bull.

O próprio Hamilton havia pedido que Newey fosse para Maranello, como ele mesmo fará na próxima temporada, descrevendo-o como potencialmente uma “adição incrível” para a histórica equipe italiana de Frederic Vasseur.

Apesar dos elogios, ele não vai perder o sono por  Newey ter ido para outra equipe, acreditando que a Ferrari tem potencial para ser bem-sucedida de qualquer maneira.

“Honestamente, não”, disse Hamilton para a imprensa, sobre qualquer decepção sobre Adrian Newey ter ‘esnobado’ a Ferrari. “Embora eu tenha mencionado antes que seria uma honra trabalhar com Adrian, tive o privilégio de trabalhar com duas equipes vencedoras de campeonatos que não tinham Adrian.”

“Acho que qualquer equipe provavelmente ficaria feliz em tê-lo, mas no final das contas ele tinha que fazer o que era melhor para ele.”

“Isso não muda nada para mim. Isso não muda meu objetivo ou meu foco com o próximo movimento. Então, ainda acredito 100% que há muito que podemos fazer lá.”

Hamilton conquistou seu primeiro título em 2008 num dramático GP do Brasil que o viu sair dos pontos necessários para vencer na penúltima volta antes de ultrapassar Timo Glock com duas curvas para o fim, uma vez que o Toyota estava na chuva com pneus slick.

Isso negou cruelmente a Felipe Massa e à Ferrari o título na frente de uma multidão de São Paulo, enquanto a McLaren levou o título, no que seria o último título de Hamilton até 2014, quando Sebastian Vettel, Newey e Red Bull pararam de vencer depois de quatro títulos seguidos.

A perda dos títulos em 2010 e 2012 com a McLaren acabaram fazendo o inglês mudar para a Mercedes em 2013, antes da era turbo-híbrida, e ele lucrou muito ao conquistar seis títulos entre 2014-2020 com os Prateados, enquanto Newey estava na Red Bull.

Por que Lewis Hamilton vai para a Ferrari em 2025?

Hamilton surpreendeu o paddock da F1 em fevereiro de 2024 ao anunciar que deixaria a Mercedes pela Ferrari após 11 anos com os alemães da Mercedes e 17 anos como fornecedor de motores desde sua estreia em 2007.

A notícia veio poucos meses depois que Hamilton comprometeu seu futuro com os Prateados e chegou a dizer que queria se aposentar em Brackley e continuar o relacionamento com a equipe após a F1.

Mas o presidente da Ferrari, John Elkann, ligou para o heptacampeão mundial com uma oferta renovada após conversas anteriores na época do GP de Mônaco de 2023 e estava disposto também a igualar as ambições pós-F1 de Hamilton.

Então, após 78 pole positions, 84 vitórias em GPs e seis títulos mundiais com Toto Wolff na Mercedes, o Hamilton resolveu ir para a equipe mais famosa das corridas no crepúsculo de sua carreira.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.