GPs da Holanda e da Bélgica enfrentam futuros incertos na F1
sábado, 26 de março de 2022 às 9:00
GP da Bélgica
Como a Fórmula 1 se mantém firme com a Arábia Saudita após os ataques de mísseis nas proximidades na sexta-feira, dois dos locais mais populares do esporte enfrentam um futuro menos certo.
Zandvoort tornou-se instantaneamente um dos locais mais amados pelo renovado GP da Holanda, mas a F1 ainda não acionou uma “opção” de dois anos ao atual acordo. “A FOM quer nos manter no calendário durante muito tempo”, disse Robert van Overdijk, o diretor do circuito de Zandvoort, à Viaplay.
“Temos uma opção para mais dois anos que ainda tem de ser tomada e podemos até nos manter por muito mais tempo”, prosseguiu ele. “Depende da FOM, mas assinaríamos a extensão amanhã”.
No entanto, o CEO da F1, Stefano Domenicali, avisou esta semana que enquanto ele procura expandir ainda mais o calendário, eventos atuais poderão ter que abrir caminho. “Há corridas que têm um contrato atual e outras que estão chegando ao fim do seu contrato”, comentou ele. “Este é o caso da França e também da Bélgica”.
Van Overdijk admitiu que a popularidade de Zandvoort por si só não será suficiente para que o GP holandês assegure o seu próprio futuro. “Somos um evento privado sem apoio governamental e, por isso, devemos primeiro ter patrocinadores e parceiros antes de podermos entrar num acordo a longo prazo”, explicou ele.
Outro local popular e ainda mais histórico da F1, Spa-Francorchamps, está também ameaçado, apesar de uma reforma do circuito. Gaetan Vigneron, um correspondente veterano da emissora belga RTBF, admitiu que o futuro a longo prazo do GP belga está em “perigo”.
Mas há aspectos positivos, disse ele. “A Rússia já não está no calendário, Spa-Francorchamps é lendário e acima de tudo há o fator Max Verstappen, que assegura que o ‘segundo GP holandês’ esteja esgotado”, declarou Vigneron.
“As contingências para assinar um contrato são econômicas, políticas e climatológicas. Há muita discussão”, acrescentou Vigneron. “O GP belga ainda não está perdido, mas vai ser bastante difícil”.
calendario, GP Arábia Saudita F1, gp belgica f1, gp frança f1, gp holanda f1, spa francorchamps, stefano domenicali, zandvoort
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.