Gary Anderson: McLaren arriscou mais que Ferrari para 2025
quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025 às 16:58
McLaren MCL39
O campeonato de construtores de Fórmula 1 de 2025 pode muito bem ser ainda mais “no fio da navalha” de como foi na temporada passada.
O último GP da temporada em Abu Dhabi foi palco de mais uma decisão do campeonato entre McLaren e Ferrari, que buscavam seus primeiros títulos em mais de uma década.
Lando Norris teve uma grande performance e levou a McLaren ao P1 na linha de chegada, apesar de ter sido acompanhado por Carlos Sainz e Charles Leclerc no pódio.
Leclerc produziu uma performance épica em Abu Dhabi, e a rodada sofrida por Oscar Piastri após colidir com Max Verstappen quase custou à equipe de Woking seu primeiro campeonato de construtores desde 1998.
A natureza da Fórmula 1 é que assim que as comemorações terminaram após o final da temporada, com a equipe da McLaren voando para o Bahrain para comemorar sua vitória, a atenção imediatamente se voltou para 2025.
Na verdade, muitos dos funcionários da McLaren e da Ferrari já estavam trabalhando no carro deste ano há algum tempo. Da mesma forma, o trabalho está bem encaminhado para se preparar para o novo regulamento da F1 em 2026.
A menos que a Red Bull ou a Mercedes deem passos impressionantes à frente, ou outra equipe no grid surpreenda o resto do paddock, a Ferrari e a McLaren são as favoritas no início de 2025.
O ex-desenhista d F1 e atualmente jornalista Gary Anderson já viu os desenhos de 2025 de ambas as equipes.
Falando no The Race F1 Podcast, ele deu seu veredito sobre qual equipe assumiu mais riscos com seu carro final de sua geração.
McLaren deu “passos maiores” com seu carro de F1 de 2025 do que a Ferrari
Anderson foi questionado sobre qual entre McLaren e Ferrari de 2025 ele “gostou particularmente da aparência” à frente da outra e disse: “Bem, a única coisa que eu diria é que a McLaren, suponho que você poderia dizer, assumiu riscos na minha opinião com o quão longe eles exploraram a geometria da suspensão longitudinal.”
“Usando frenagem e aceleração para tentar controlar a plataforma aerodinâmica do carro.”
“E minha maior preocupação com isso é que, pela minha experiência, é uma dessas coisas que é muito difícil simular. É sobre a sensação do piloto, é sobre como o piloto é afetado por tudo isso.”
“Então, eu acho que se na pista a McLaren não tiver problemas, então eu acho que a McLaren deu passos maiores do que a Ferrari.
“Dito isso, se a McLaren tiver problemas, então a Ferrari jogou mais segura, eu acho que você pode dizer isso.”
“Eu acho que eles ainda estarão juntos lutando bem próximos e é isso que eu quero ver. E eu quero ver a Red Bull se juntar ao clube, a Mercedes se juntar ao clube, e talvez até a Alpine se juntar ao clube.”
“Queremos uma temporada competitiva. É o fim dessas regras, haverá uma separação deste grid em 2026 com certeza por causa da mudança de regra para eles porque é bem grande.”
“Então, este é o quarto ano de regras de efeito solo como as conhecemos e eu adoraria ver uma temporada em que não temos ideia de quem vai ganhar o campeonato até as últimas corridas.”
Ferrari espera que o trunfo de Lewis Hamilton lhes dê vantagem sobre a McLaren
A diferença entre a McLaren e a Ferrari no final da temporada passada foi de apenas 14 pontos, o que considerando que a equipe de Andrea Stella terminou a campanha com uma contagem de 666 mostra o quão acirrada foi.
A McLaren fez algumas escolhas de desenho ousadas e, embora haja riscos associados a isso, Stella e sua equipe têm sido conservadores com seus pacotes de atualização nos últimos dois anos para evitar dar um tiro no próprio pé.
A Ferrari atualizou seu pacote de suspensão, mas Anderson ressalta que seu novo carro está se inclinando ligeiramente para o lado conservador, o que não é uma surpresa, dado o quão longe neste conjunto de regulamentos o esporte está.
Embora os carros sejam diferentes do ano passado, a outra grande mudança é a chegada de Lewis Hamilton no lugar de Sainz.
Hamilton está mais motivado do que nunca após assinar com a Ferrari e, embora sua campanha de 2024 não tenha se destacado, ele deve ser “considerado uma atualização impressionante em relação a Carlos Sainz”.
Isso pode fazer toda a diferença, mas os fãs não terão certeza até o GP da Austrália — ou mesmo algumas corridas depois disso — qual equipe acertou em cheio em seu carro de 2025.
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