Ganassi retoma hegemonia nas 24 Horas de Daytona
domingo, 27 de janeiro de 2013 às 20:36
24 Horas de Daytona
Foram disputadas neste final de semana as tradicionais 24 Horas de Daytona, prova que marca o início oficial do automobilismo mundial. Foi a 51ª edição da corrida, que marca a abertura do campeonato da Rolex Grand-Am.
A Chip Ganassi retomou a hegemonia perdida nos dois últimos anos, faturando a sua quinta vitória em oito anos. O grupo vencedor, a bordo do BMW-Riley nº 01, é formado por Juan Pablo Montoya, Scott Pruett, Memo Rojas e Charlie Kimball.
Na última relargada, restando menos de uma hora, o bólido da Ganassi vinha em quarto lugar, mas foi se recuperando até tomar a liderança de Max Angelelli, da Wayne Taylor Racing, que ao lado de Jordan Taylor e Ryan Hunter-Reay chegou na segunda posição. Na categoria GT, deu dobradinha da Audi, com Filipe Albuquerque recebendo a bandeirada.
O melhor piloto brasileiro foi Oswaldo Negri Jr., que em parceria com o inglês Justin Wilson, o australiano Marcos Ambrose e os norte-americanos John Pew e AJ Allmendinger, ajudou a Michael Shank Racing a concluir a maratona em 3º lugar, ao completar 709 voltas pelo circuito misto do Daytona International Speedway.
Christian Fittipaldi completou a lendária prova no oitavo posto, ao lado dos compatriotas Nelsinho Piquet e Felipe Nasr e do norte-americano Brian Frisselle com o Corvette DP #5. Na disputa da 14ª hora, Piquet bateu na saída dos boxes e o carro teve a suspensão traseira danificada. A equipe teve de trabalhar forte no conserto do carro, mas o quarteto perdeu mais de 20 voltas na pista.
Os dois Porsches 911 GT3 Cup da equipe brasileira Dener Motorsport se retiraram da corrida por pane mecânica. O carro número 21, tripulado por Felipe Giaffone/Nonô Figueiredo/Ricardo Maurício/Rubens Barrichello/Tony Kanaan abandonou quando era 16º na classe GT, após percorrer 352 voltas; o número 20, de Clemente Lunardi/Constantino Júnior/Marcel Visconde/Nonô Figueiredo/Ricardo Maurício parou após 386 voltas, quando fazia boa recuperação e era 25º.
Os 10 primeiros nas 24 Horas de Daytona:
1 Dixon, S / Kimball, C / Montoya, J / Pruett, S / Rojas, M (Chip Ganassi / Felix Sabates – BMW / Riley ) 709 voltas
2 Angelelli, M / Hunter-Reay, R / Taylor, J (VelocityWW – Corvette DP)
3 Allmendinger, A / Ambrose, M / Negri Jr, O / Pew, J / Wilson, J (Michael Shank Racing –
Ford / Riley)
4 Barbosa, J / Fittipaldi, C / Frisselle, B / Rockenfeller, M (Action Express Racing – Corvette DP)
5 Garcia, A / Gavin, O / Taylor, R / Westbrook, R (Spirit of Daytona Racing – Corvette DP)
6 Bourdais, S / Dalziel, R / McNish, A / Popow, A (Starworks with Alex Popow – Ford / Riley)
7 Fogarty, J / Gidley, M / Gurney, A / Law, D (GAINSCO/ Bob Stallings Racing – Corvette DP)
8 Barbosa, J / Fittipaldi, C / Frisselle, B / Nasr, F / Piquet Jr, N (Action Express Racing
Corvette DP)
9 Armindo, N / Lally, A / Lietz, R / Potter, J (Magnus Racing – Porsche GT3)
10 Baas, I / Basseng, M / Rast, R / Stippler, F (Audi Sport Customer Racing/APR Motorsport LTD.UK – Audi R8 Grand-Am / N/A)
24 horas, audi, bmw, christian fittipaldi, daytona, ganassi, juan pablo montoya, Oswaldo Negri Jr., Porsches, Scott Pruett
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.