Fred Vasseur: Red Bull está testando o carro dessa temporada

segunda-feira, 15 de julho de 2024 às 13:46

Frederic Vasseur

O chefe da equipe Vermelha, Fred Vasseur, suspeita que o recente teste privado de Max Verstappen com um carro de F1 da Red Bull 2022 em Imola foi adaptado para um foco de desenvolvimento do carro atual.

De acordo com a regras, as equipes de F1 já estão autorizadas a testar seus carros de 2022, justamente quando começou o regulamento do efeito solo.

Várias equipes deram oportunidades aos pilotos mais jovens de suas academias ou programas, incluindo a Mercedes, ao avaliar minuciosamente Andrea Kimi Antonelli.

No entanto, a Red Bull optou por colocar Verstappen no RB18 vencedor do título de 2022, carro que conquistou 17 vitórias naquele ano.

A decisão da Red Bull veio com os atuais campeões ainda ostentando uma margem considerável em ambas as classificações do mundial, mas tendo encontrado problemas ao andar sobre zebras e pequenas ondulações em vários circuitos.

Paul Monaghan, engenheiro chefe da Red Bull, explicou que resolveram fazer isso para fazer uma comparação atualizada e precisa entre os dois carros.

“Nós realmente tentamos dar ao Max a referência de um carro anterior”, disse Monaghan em Barcelona.”

“Quando você está tentando avaliar os pontos fortes e fracos de um carro atual, a referência dele é o carro atual e você pode dizer: ‘bem, nos anos anteriores tivemos isso, tivemos aquilo.”

“Sim, porque não andar com os dois carros ao mesmo tempo?

“Então, ao tirar aquele carro, tentamos dar ao Max uma referência para ele julgar e nos dar feedback sobre isso. Depende de nós o que fazer.”

Solicitado a fornecer seu ponto de vista, Verstappen indicou que foi ele quem pressionou a Red Bull a realizar o teste.

“Fizemos o teste com o carro de 2022, que agora é permitido este ano, e eu só queria recuperar minhas referências porque já faz muito tempo que guiei aquele carro”, acrescentou.

“Então, sim, é uma pista divertida também, Imola. Tivemos um bom dia.”

“Foi agradável e quente também, e apenas refrescou minha mente sobre como aquele carro se comportava em comparação a este.”

No entanto, Vasseur está convencido de que colocar Verstappen no carro foi uma indicação clara de que a Red Bull estava tentando ajudar a moldar a direção de desenvolvimento da equipe.

“É mais desenvolvimento do que qualquer outra coisa”, afirmou.

“Não é para dar quilometragem ao Max entre Barcelona e Áustria, naquela terça você não faz nada, vai para Ímola. É claramente um desenvolvimento para o carro atual.”

A reação de Vasseur veio de uma questão sobre quantos testes em carros de especificações anteriores a Ferrari estaria fazendo nesta temporada e se isso seria demais.

O francês divulgou que a marca tende a traçar planos para fazer entre “duas ou quatro” corridas com os seus pilotos titulares e depois o resto com os pilotos em desenvolvimento.

No cenário em que a FIA quer reprimir mais os testes da temporada da F1, Vasseur sugeriu que uma divisão baseada nos pilotos seria mais adequada.

“Ao longo da temporada, acho que provavelmente faremos um pouco menos de 10”, disse ele. “Mas você pode diferenciar os testes que poderia fazer com seus pilotos, pilotos titulares, quero dizer.”

“O que você poderia fazer com os jovens pilotos, mas isso para mim é outra abordagem, é dar-lhes a oportunidade, às vezes, de fazer quilometragem para o simulador e, assim, desenvolvê-los.”

“Acho que se tivermos que policiar isso, teremos que dividir os dois aspectos, o dia que estamos fazendo com nossos pilotos e o dia que estamos fazendo com os pilotos que não competem.”

“Honestamente, eu diria algo estúpido, mas diria que faríamos dois ou quatro com nossos pilotos este ano, ao longo da temporada.”

Nota do editor: As equipes pode andar até 200 km em carros atuais para fins de filmagem / publicidade.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.