Franz Tost revela porque tinha feito comentários chocantes no início da temporada
segunda-feira, 4 de dezembro de 2023 às 15:01
Franz Tost
Franz Tost substituiu vários engenheiros após a primeira corrida da temporada de 2023 no Bahrain, pois não “confiava mais neles”.
O recente final da temporada de 2023 em Abu Dhabi encerrou o período de 18 anos de Franz Tost como chefe da equipe AlphaTauri, e desde então ele revelou a história por trás desse comentário chocante.
A gestão de Tost na equipe irmã da Red Bull começou logo no início de sua jornada na Fórmula 1 em 2006, quando colocaram a dupla Scott Speed e Vitantonio Liuzzi.
Desde então, a equipe baseada em Faenza passou a ter algumas das estrelas mais brilhantes do esporte correndo por eles, como Sebastian Vettel, Max Verstappen, Daniel Ricciardo, Carlos Sainz, Alex Albon e Pierre Gasly.
Tost supervisionou tudo, mas agora é a hora do ex-diretor de corrida da Ferrari, Laurent Mekies, assumir a chefia da equipe.
A iminente reformulação da equipe AlphaTauri, que até vai mudar de nome, marca o início de um novo começo para a equipe, que tem muito a agradecer a Tost.
Sob a orientação de Tost, Vettel e Gasly conquistaram suas primeiras vitórias na F1, que ocorreram em Monza.
Embora Tost tenha tantas boas lembranças da equipe, não é segredo que os últimos dois anos foram incrivelmente desafiadores.
Com exceção das últimas corridas da temporada de 2023, a AlphaTauri estava frequentemente na parte inferior da hierarquia, em grande parte devido a ter optado por seguir o seu próprio caminho de desenvolvimento.
Tentar se afastar da Red Bull foi o maior erro da equipe, fazendo com que Tost entrasse em ação logo no início da campanha recém-concluída.
Após a abertura da temporada no Bahrain, Tost disse de forma chocante à mídia que não “confiava” em seus engenheiros do departamento aerodinâmico da equipe, que lhe disseram antes da temporada que o AT04 “seria fantástico”.
Até a equipe começar a inspirar-se na Red Bull, o AT04 era lamentável, com Tost substituindo aqueles que lhe disseram que o AT04 seria um grande carro.
Desde que os substituiu, ele admite que as atualizações introduzidas ao longo da temporada “funcionaram de forma aceitável”.
“Os engenheiros a quem me refiro; eles entenderam”, disse Franz.
“Vou contar a você a história de fundo.”
“Nosso carro no ano passado não era competitivo. Aí eu falei que tínhamos que fazer alguma coisa, porque não posso aceitar que a gente fique andando no fundo do grid, quero estar pelo menos disputando no meio do pelotão.”
“‘Sim, sim. Estamos trabalhando muito e temos soluções. Sabemos exatamente o que temos que fazer”, eles disseram.
“Eu os visitei no departamento aeronáutico. Eles me falaram sobre números e disseram ‘o carro será fantástico. Desempenho realmente bom, números muito bons em CFT, bem como no túnel de vento, e blá, blá, blá.”
“Depois viemos para o Bahrain e não precisei esperar pela corrida. Eu já sabia depois do teste que não estávamos em lugar nenhum.”
“Então fiquei chateado e perguntei a eles: ‘o que está acontecendo?’
“’Oh, você sabe, uma atualização está chegando.’
“Eu disse: ‘Não me importo com uma atualização. Este carro já devia ter um desempenho melhor.”
“Então, na sua coletiva de imprensa, fui questionado sobre isso e eu disse: ‘Não confio mais neles’.
“Se eu não confiar mais nas pessoas, elas estão fora. Este foi o caso.”
“Nós os mudamos e trouxemos algumas pessoas novas, então esperamos que eles fizessem um trabalho melhor no departamento aerodinâmico.”
“Devo dizer que todas as atualizações que trouxeram depois funcionaram de forma bastante aceitável.”
comentarios f1, f1, formula 1, franz tost, noticias f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.