Fórmula E: Wehrlein e Porsche saem vitoriosos do E-Prix de Miami

sábado, 12 de abril de 2025 às 19:53

Pascal Wehrlein

Pascal Wehrlein, piloto da equipe oficial Porsche, selou a vitória no retorno da Fórmula E ao Estado do Sol no E-Prix de Miami de 2025.

Wehrlein calculou as coisas com maestria, posicionando-se logo atrás de seu companheiro de equipe e então líder, Antonio Félix da Costa, enquanto a corrida se aproximava de seu clímax. Ele conseguiu ultrapassar da Costa no MODO ATAQUE para assumir a primeira posição antes que uma colisão entre três carros complicasse o andamento normal da corrida.

O atual campeão cruzou a linha de chegada em segundo lugar, enquanto o tempo se esgotava para a maioria do grupo usar seus últimos reforços obrigatórios de 50 kW do MODO ATAQUE antes da bandeira quadriculada ser acionada, devido a uma bandeira vermelha no final da corrida. O poleman Norman Nato (Nissan) foi um dos penalizados e, apesar de cruzar a linha de chegada em primeiro, Wehrlein se tornou o vencedor líquido da corrida.

Lucas di Grassi terminou em segundo lugar, anotando o primeiro pódio da Lola Yamaha ABT. O brasileiro classificou-se bem em sétimo lugar e se manteve entre os 10 primeiros durante grande parte da corrida, o que lhe permitiu aproveitar ao máximo um final de corrida bastante agitado.

Antonio Félix da Costa conseguiu colocar dois Porsches entre os três primeiros, mas o português poderia ter conquistado mais, já que não pôde aproveitar a ativação do MODO ATAQUE devido à interrupção da corrida no final.

Nico Mueller escalou posições da 18ª colocação inicial até o quarto lugar na corrida em casa para a Andretti. Edoardo Mortara somou ainda mais pontos para um Mahindra em ascensão na temporada 2024/25 com o quinto lugar, enquanto Nato terminou em sexto.

Dan Ticktum (CUPRA KIRO), Robin Frijns (Envision Racing), Jake Dennis (Andretti) e Zane Maloney (Lola Yamaha ABT) completaram o top 10. O barbadense somou seus primeiros pontos na Fórmula E e garantiu um dobradinha em uma excelente atuação para sua equipe.

Isso dobra a pontuação de Wehrlein na temporada, colocando-o em terceiro lugar no Campeonato Mundial de Pilotos, atrás de da Costa e Oliver Rowland (Nissan), apesar de o britânico não ter pontuado.

A TAG Heuer Porsche lidera sobre a Nissan com 105 pontos contra 79 na classificação de equipes, e a Nissan está à frente da Porsche na de fabricantes com 144 contra 120.

A seguir, a Fórmula E se dirige a Mônaco nos dias 3 e 4 de maio para sua primeira corrida dupla na história no Principado.

Desenvolvimento da corrida:

Nato liderou no início ao sair da pole position, da Costa ultrapassando Dennis e de Vries, subindo do quinto para o terceiro lugar.

De Vries assumiu a liderança na reta de saída/chegada, e o restante do grid se conformou em explorar o terreno em uma corrida exigente com energia utilizável.

Na quinta volta, Nato recuperou a liderança com da Costa e de Vries logo atrás, enquanto o grupo corria em fileiras de até quatro carros.

Na volta 11, os pilotos da frente começaram a ativar a primeira de suas duas ativações obrigatórias do MODO ATAQUE, que aumenta a potência em 50 kW. Vandoorne e de Vries foram os primeiros, e este último assumiu a liderança do grupo para começar a volta 12.

De Vries liderou sobre Nato, da Costa e Vandoorne, enquanto Frijns, Buemi, Mortara, Bird, Barnard e Dennis completavam o top 10. Da Costa, com seu Porsche, era, de longe, o mais eficiente energeticamente naquele momento, com uma vantagem de três por cento sobre os que o cercavam.

Nico Mueller assumiu a liderança na volta 15, recuperando 17 posições no grid antes de da Costa conquistar a primeira posição na mesma volta. Seu companheiro de equipe, Wehrlein, se juntou a ele na liderança do grupo enquanto a dupla da Porsche ativava o MODO ATAQUE.

Na volta 17 de 26, o Safety Car teve que entrar enquanto De Vries reiniciava seu Mahindra avariado. O neerlandês conseguiu se manter na disputa, embora tenha caído para a 21ª posição.

Da Costa liderou o grupo com a bandeira verde novamente na volta 19. O líder tentou seu segundo MODO ATAQUE na volta 21, mas resultou ser um momento difícil. Hughes colidiu com o muro na chicane, com Max Guenther e Mitch Evans

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.