Fórmula E: Veja números e fatos do retorno da categoria a Miami
sexta-feira, 11 de abril de 2025 às 20:00
Formula E
A Fórmula E volta a Miami depois de 10 anos para a 5ª Etapa do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E 2024/25. Aqui estão os números da Fórmula E nos EUA e no Estado do Sol:
– A 137ª corrida da Fórmula E acontece no Homestead-Miami Speedway. É a 17ª corrida nos EUA, total superado apenas pelo da Alemanha (20).
– É o quinto local onde a Fórmula E correu na América, depois do Circuito de Rua de Biscayne Bay de Miami, Long Beach, Portland e Nova York – mais locais do que qualquer outro país anfitrião da Fórmula E.
– O campeonato de Fórmula E chega a Homestead com um quarto da atual temporada concluído. A Nissan assumiu o controle tanto como equipe, quanto fornecedora de motores, com Oliver Rowland liderando pela equipe de fábrica e Taylor Barnard em segundo, pilotando pela equipe McLaren, que também usa motorização Nissan.
– A motorização da Nissan chegou até mesmo a garantir a primeira fila na segunda corrida de Jeddah pela segunda vez na história da fabricante, quase seis anos após a ocorrência anterior. Em Paris 2019, Ollie Rowland estava na primeira fila com Sebastien Buemi.
– Por outro lado, Porsche e Jaguar venceram 27 das primeiras 33 corridas desde o início da era GEN3 – agora, porém, estão sem vencer há três corridas consecutivas, primeira vez desde o fim da era GEN2.
– A Nissan tem 47 pontos de vantagem sobre a Stellantis no Campeonato Mundial de Fornecedores, mas há uma proximidade extrema no Campeonato Mundial de Equipes, com Nissan, NEOM McLaren, Porsche e DS PENSKE separadas por apenas cinco pontos.
– Há cinco pilotos no grid deste fim de semana que correram em Miami quando a Fórmula E visitou o local há 10 anos, durante a temporada inaugural da Fórmula E: Sébastien Buemi, Lucas di Grassi, Jean-Éric Vergne, António Félix da Costa e Sam Bird.
– Vergne conquistou a Julius Baer Pole Position com Bird em terceiro lugar, di Grassi em sexto, Buemi em 13º e da Costa em 16º. Mas o melhor colocado foi da Costa, com o sexto lugar na corrida em si, vencida por Nico Prost pela e.dams, o que significa que a Nissan – a equipe que a e.dams posteriormente se tornou – poderá vencer corridas consecutivas em Miami, separadas por uma década.
– A vitória de Maximilian Guenther na Corrida 1 em Jeddah finalmente encerrou uma sequência de 17 corridas sem um vencedor da Julius Baer Pole Position, uma sequência recorde de todos os tempos e superando a sequência de 13 corridas estabelecida em 2022-2023.
– Durante as últimas 13 corridas daquela sequência, o pole position conquistou apenas 3 pódios, mas essa sina foi interrompida pela vitória de Guenther, saindo da pole, na Corrida 1, seguido por Taylor Barnard, que saiu da pole para chegar em segundo, na Corrida 2.
– Aos 20 anos e 259 dias, Barnard se tornou o piloto mais jovem a largar da pole na história da Fórmula E.
– Seis pilotos somaram mais de 100 pontos nos EUA: Lucas di Grassi (156), Sam Bird (141), António Félix da Costa (137), Jean-Éric Vergne (130), Sébastien Buemi (121) e Robin Frijns (104).
– Na primeira corrida em Miami, a Renault e.dams se tornou a primeira equipe a somar 100 pontos no total.
– Esta corrida pode ver tanto a Mahindra (997) quanto a Porsche (988) atingirem 1.000 pontos.
Programação: E-Prix de Miami de 2025
Miami volta ao calendário ao local icônico que realizou a primeira corrida da Fórmula E em solo norte-americano na temporada inaugural.
O lendário Homestead-Miami Speedway trocará stock-cars por monopostos elétricos para sediar a 5ª Etapa do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, no sábado, 12 de abril de 2025.
Treino livre 1: Sexta-feira, 11 de abril, 17:30 de Brasília/16:30 local
Treino livre 2: Sábado, 12 de abril, 08:30 de Brasília/07:30 local
Classificação: Sábado, 12 de abril, 10:40 de Brasília/09:40 local
Corrida: Sábado 12 de abril, 15:05 de Brasília/14:05 local
formula e, miami
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.