Fórmula E: Norman Nato, da Nissan, conquista sua primeira pole em Miami

sábado, 12 de abril de 2025 às 15:00

Norman Nato

Norman Nato, da Nissan, conquistou sua primeira Julius Baer Pole Position na Fórmula E para o E-Prix de Miami de 2025.

O francês superou Jake Dennis, campeão mundial da Temporada 9 e antigo companheiro de equipe, por 0,129s, enquanto o britânico buscava garantir uma pole caseira para equipe norte-americana Andretti.

Semifinais
Dennis enfrentou António Félix da Costa pela primeira vaga na final, mas foi o piloto da Andetti quem fez a melhor volta, apesar da diferença apertada entre os dois. Depois, foi a vez de Nato e Robin Frijns, com o francês da Nissan fazendo a melhor volta e participando de seus primeiros Duelos desde 2021.

Quartas-de-final com Di Grassi
Jake Dennis foi o primeiro piloto a chegar às semifinais após enfrentar a Maserati MSG Racing de Stoffel Vandoorne, no Homestead Miami Speedway. Isso mostrou o potencial da equipe na corrida em casa, buscando conquistar alguns troféus neste evento especial.

Em seguida, veio a batalha dos motores Porsche, com David Beckmann, da CUPRA KIRO, enfrentando da Costa na equipe de fábrica. Foi o campeão da Temporada 6 quem foi mais rápido e enfrentaria Dennis nas semifinais.

A primeira aparição da Lola Yamaha em uma etapa de Duelo foi graças ao brasileiro Lucas di Grassi, mas ele não conseguiu progredir após ser superado por Nato durante o confronto direto. Di Grassi esperou mais tempo do que qualquer outro piloto desde sua última aparição em Duelo, já que eram sete corridas desde Portland.

A luta final foi uma disputa holandesa, com Robin Frijns enfrentando seu compatriota Nyck de Vries. Foi Frijns quem completou a melhor volta e avançou para as semifinais contra Nato.

Grupo A
Houve um grande choque durante a primeira sessão de grupo, com o líder do campeonato, Oliver Rowland, forçado a terminar em oitavo na bandeirada, após abortar sua última volta devido a um erro na Curva 12. Ele largará em 16º – não foi o resultado que Rowland e a Nissan desejavam.

Da Costa foi o mais rápido do seu grupo, com Vandoorne dando uma volta final fantástica para garantir o segundo lugar. Jake Dennis levou seu Andretti para o terceiro lugar, com David Beckmann entregando um ótimo resultado para a CUPRA KIRO na corrida em casa para seus investidores recentes. Assim como Rowland, Mitch Evans não conseguiu garantir uma vaga no Duelo e terminou em sétimo.

Grupo B
Mais surpresas estavam reservadas para o segundo grupo, com Nick Cassidy, da Jaguar, Pascal Wehrlein, da Porsche, ou Taylor Barnard, da McLaren, não avançando para as próximas etapas da classificação. Em vez disso, foi Robin Frijns quem conseguiu uma volta final rápida para assumir a liderança e garantir à Envision seu melhor resultado de classificação da Temporada 11 até então.

Lucas di Grassi se juntou a Frijns nos Duelos – uma estreia para a Lola Yamaha ABT após sua grande reformulação. A volta brilhante também o colocou à frente de Norman Nato, o único carro com motor Nissan na fase seguinte da classificação, e de Nyck de Vries, que terminou entre os quatro primeiros pela Mahindra.

Pódio de Miami terá Medalha do Presidente da FIA

Após sua introdução na Fórmula 1, a Medalha agora será entregue aos vencedores do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA pela primeira vez no E-Prix de Miami 2025.

Além disso, também será entregue aos vencedores do Campeonato Mundial de Endurance da FIA e do Campeonato Mundial de Rally da FIA, com os vencedores das categorias do Campeonato Mundial de Kart da FIA recebendo-a a partir de setembro e outubro.

Os vencedores da corrida receberão troféus extras, projetados pela FIA e aprovados pelo presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, que são fabricados usando práticas sustentáveis de materiais totalmente reciclados, destacando o comprometimento da FIA em impulsionar a sustentabilidade.

Lorenzo Invernizzi, proprietário da fabricante milanesa Libe Incisioni, trabalhou em estreita colaboração com o Presidente e a Federação para garantir que o processo de reciclagem comece no momento do design, com todos os resíduos metálicos da fase de criação preservados e reciclados. A Libe Incisioni utiliza um método de fabricação exclusivo que transforma materiais residuais em recursos de alta qualidade, dando ao metal uma segunda vida e criando um ciclo de produção circular.

A FIA afirmou que está comprometida em promover e destacar a sustentabilidade em seus Campeonatos Mundiais e trabalha em estreita colaboração com todas as partes para promover suas práticas de sustentabilidade.

Programação: E-Prix de Miami de 2025

Miami está de volta ao calendário ao local icônico que realizou a primeira corrida da Fórmula E em solo norte-americano na temporada inaugural.

O lendário Homestead-Miami Speedway trocará stock-cars por monopostos elétricos para sediar a 5ª Etapa do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, no sábado, 12 de abril de 2025.

Corrida: Sábado 12 de abril, 15:05 de Brasília/14:05 local

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.