Fórmula E e Google Cloud usam IA para treinar nova geração de pilotos

sábado, 29 de março de 2025 às 15:00

Taylor Barnard

Fórmula E e Google Cloud unem forças para acelerar a inovação no automobilismo, desenvolvendo ferramentas de Inteligência Artificial (IA) de ponta para auxiliar pilotos, com foco em oferecer igualdade de oportunidade a todos.

A parceria desenvolve o Driver Agent, tecnologia avançada de IA projetada para democratizar o acesso aos dados e melhorar o treinamento de pilotos, nivelando o campo de atuação para talentos emergentes em corridas por todo o mundo.

Capacitando o futuro do automobilismo com IA

A Fórmula E, principal série de corridas 100% elétricas do mundo, e Google Cloud, Parceira Oficial de Serviços de Tecnologia em Nuvem, estão usando o poder da IA para tornar relatórios de dados as ferramentas de treinamento mais acessíveis a pilotos de todos os níveis. Como parte de sua missão contínua de promover a próxima geração de talentos do automobilismo, essa colaboração visa preencher a lacuna entre pilotos de alto nível e aqueles que não têm acesso a análises de desempenho sofisticadas.

A tecnologia Driver Agent – alimentada pela plataforma Vertex AI do Google Cloud e pelo Gemini, o grande modelo de linguagem de última geração do Google -, fornece feedback em tempo real aos pilotos. Essa ferramenta inovadora processa dados extensos de corrida – tempos de volta, velocidade, frenagem, aceleração, força G e downforce – por meio de uma análise profunda de IA. Os relatórios são então entregues aos pilotos por meio de texto ou treinamento em áudio, permitindo ajustes imediatos de desempenho, seja dentro ou fora do carro.

Criando oportunidade para todo mundo nas corridas

Como parte da colaboração, a Google Cloud trabalha em estreita colaboração com a >= More Than Equal, organização dedicada a identificar e desenvolver talentos femininos no automobilismo. A parceria inclui o fornecimento de acesso a simuladores de direção avançados no Instituto Esportivo e Centro de Excelência por Mulheres no Esporte da Universidade Metropolitana de Manchester, bem como da tecnologia Driver Agent para o Programa de Desenvolvimento de Pilotos da More Than Equal, que consiste no apoio a cinco mulheres promissoras na pilotagem.

Principais recursos de IA do Driver Agent

– Treinamento em tempo real: O Driver Agent se conecta a um simulador de pilotagem da Fórmula E, analisa dados de telemetria (velocidade, porcentagem de uso dos freios, força G, downforce e direção). Esses dados são usados para fornecer relatório instantâneo aos pilotos, semelhante ao treinamento fornecido aos profissionais de alto nível por suas equipes de engenharia.

– Relatórios personalizados: A ferramenta de IA compara o desempenho de um piloto na pista com o de pilotos profissionais, oferecendo percepções detalhadas sobre como otimizar o desempenho. Assim, pilotos recebem orientações práticas sobre como melhorar tempos de volta, eficiência da frenagem, aceleração e muito mais.

– Acessibilidade: Ao democratizar o acesso a esses dados de desempenho de alto nível, o Driver Agent permite que pilotos de qualquer origem aprimorem suas habilidades na pista, independentemente de recursos ou tamanho da equipe.

“A introdução do Driver Agent será um divisor de águas para pilotos dentro e fora das pistas”, disse Barnaby Voss, Diretor de Marketing da UKI & Partner e Google Cloud (EMEA). “Ao democratizar o acesso a esses dados de desempenho de alto nível, o Driver Agent permite que pilotos de todas as origens aprimorem suas habilidades e melhorem na pista, independentemente dos recursos ou do tamanho da equipe”.

Ampliando o impacto com a Fórmula E

O desenvolvimento do Driver Agent pela Fórmula E e pela Google Cloud ressalta o poder da IA para transformar o automobilismo. A Fórmula E usa a tecnologia que não apenas apoiará o treinamento e o desempenho de seus próprios pilotos, mas também estenderá seus benefícios a outras equipes e pilotos, garantindo o acesso de ferramentas sofisticadas de IA a toda comunidade do automobilismo.

“A Fórmula E sempre foi uma plataforma de inovação e estamos entusiasmados com a parceria com o Google Cloud para ampliar os limites do que é possível quando você combina tecnologia global com automobilismo de alto nível”, disse Beth Paretta, vice-presidente esportiva da Fórmula E.

“Ao desenvolver e oferecer essas ferramentas de ponta, estamos ajudando a criar um futuro em que o talento nas corridas é determinado pela habilidade, não pelos recursos, permitindo que um grupo mais diverso de pilotos e, especialmente, mulheres, chegue ao topo do nosso esporte”.

Impulsionando a mudança para o futuro

Juntos, Fórmula E e Google Cloud preparam o terreno para uma nova era no automobilismo – uma era mais inclusiva, orientada por dados e acessível. Por meio de iniciativas como o Driver Agent e sua colaboração com o >= More Than Equal, garantem qualquer piloto, independentemente de gênero ou histórico, terá oportunidade de atingir seu potencial pleno e competir no nível mais alto.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.