Fórmula E: Da Costa e Porsche vencem o E-Prix de Xangai neste domingo

domingo, 26 de maio de 2024 às 8:45

Antonio Felix da Costa

Antônio Félix Da Costa (TAG Heuer Porsche) garantiu a segunda vitória da 10ª temporada da Fórmula E na corrida de domingo do E-Prix de Xangai, à frente de Jake Hughes, que alcançou seu primeiro pódio na série com a NEOM McLaren, e Norman Nato da Andretti que ficou na terceira posição.

Da Costa teve muita mais energia sobrando do que seus rivais do pelotão no meio da corrida, e após a passagem definitiva para a liderança na volta 16 sobre Nato, o Porsche conservou ritmo, desempenho e eficiência para se manter à frente sem problemas até o final da corrida de 28 voltas, apesar dos esforços de Hughes nas últimas voltas em ultrapassá-lo.

Hughes conquistou a pole position por apenas um milésimo de segundo na qualificação e buscava algo mais do que apenas um primeiro pódio durante a primeira metade da competição. Porém, intensas batalhas com o líder do campeonato Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing) o deixaram preocupado e, no final, o pódio foi o melhor que o piloto britânico pôde conseguir.

Nato terminou em terceiro para Andretti depois de liderar a corrida, enquanto Cassidy teve que se contentar com o quarto lugar após o contato ter separado sua asa dianteira. Foi um bom resultado, considerando as dificuldades do seu rival mais próximo pelo título, Pascal Wehrlein (Porsche), que foi forçado a fazer um pit stop para trocar um pneu furado após o contato, o que o deixou fora dos pontos.

A Jaguar TCS Racing jogou habilmente, levando Mitch Evans a terminar atrás de Cassidy na quinta posição, um valioso ganho de pontos para a equipe. Dito isto, inclusive poderiam ter conseguido mais, pois a dupla cruzou a linha de chegada com mais energia do que os que chegaram na frente.

Os DS PENSKE de Stoffel Vandoorne e Jean-Eric Vergne ficaram em sexto e sétimo, com Maximilian Guenther (Maserati MSG Racing), Robin Frijns (Envision Racing) e Oliver Rowland (Nissan) completando as dez primeiras posições. O atual campeão, Jake Dennis (Andretti), não conseguiu se recuperar nos pontos e levou a bandeira quadriculada na 11ª colocação.

O resultado da 12ª rodada significa que Cassidy agora tem 25 pontos de vantagem sobre Wehrlein no campeonato de pilotos. A Jaguar TCS Racing tem 299 pontos na competição por equipes contra 228 da TAG Heuer Porsche, enquanto a Porsche mantém a liderança na tabela dos fabricantes com 337 pontos contra 328 da Jaguar.

A temporada da Fórmula E continuará no fim de semana de 29 e 30 de junho com duas corridas em Portland, nos Estados Unidos.

Classificação da prova::

Pos. No. Equipe Piloto Carro
1 13 Porsche Antonio Felix da Costa Porsche 99X Electric Gen3
2 5 McLaren Jake Hughes Nissan e-4ORCE 04
3 17 Andretti Norman Nato Porsche 99X Electric Gen3
4 37 Jaguar Nick Cassidy Jaguar I-Type 6
5 9 Jaguar Mitch Evans Jaguar I-Type 6
6 2 DS Penske Stoffel Vandoorne DS E-TENSE FE23
7 25 DS Penske Jean-Eric Vergne DS E-TENSE FE23
8 7 Maserati Maximilian Guenther Maserati Tipo Folgore
9 4 Envision Robin Frijns Jaguar I-Type 6
10 22 McLaren Oliver Rowland Nissan e-4ORCE 04
11 1 Andretti Jake Dennis Porsche 99X Electric Gen3
12 16 Envision Sebastien Buemi Jaguar I-Type 6
13 48 Mahinda Edoardo Mortara Mahindra M10Electro
14 23 Nissan Sacha Fenestraz Nissan e-4ORCE 04
15 51 Abt Cupra Nico Mueller Mahindra M10Electro
16 21 Mahinda Nyck de Vries Mahindra M10Electro
17 18 Maserati Jehan Daruvala Maserati Tipo Folgore
18 3 ERT Sergio Sette Camara ERT X24
19 11 Abt Cupra Lucas di Grassi Mahindra M9Electro
20 94 Porsche Pascal Wehrlein Porsche 99X Electric Gen3
21 33 ERT Dan Ticktum ERT X24
22 8 McLaren Sam Bird Nissan e-4ORCE 04

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.