Fórmula 1 faz revisão dramática na classificação das corridas
terça-feira, 23 de fevereiro de 2016 às 16:51
Largada GP do Bahrain em 2014
Os chefes da F1 votaram por unanimidade para fazer uma revisão dramática do formato de classificação para a próxima temporada.
Após uma reunião do Grupo de Estratégia e da Comissão de F1 em Genebra, a mudança de formato foi votada como uma maneira de apimentar o show.
A classificação permanecerá como uma sessão de uma hora, dividida em três segmentos, mas os pilotos devem estar na pista durante cada segmento até serem eliminados.
Os detalhes sobre como o novo formato de classificação vai funcionar exatamente ainda tem de ser decidido, mas o esboço geral foi acertado.
O Q1 vai agora durar 16 minutos e depois de 7 minutos, o piloto mais lento não participa mais da sessão.
A cada 90 segundos subsequentes, o mais lento será eliminado até que haja apenas 15 pilotos restantes.
Depois de uma pequena pausa, o Q2 terá início, com duração de 15 minutos e com o piloto mais lento eliminado depois de 6 minutos.
Como foi o caso do Q1, um piloto mais lento será eliminado em intervalos de 90 segundos até que somente 8 permaneçam.
O Q3 vai durar 14 minutos e o processo será repetido novamente com o mais lento sendo eliminado depois de cinco minutos.
Os próximos 5 pilotos serão eliminados em intervalos de 90 segundos deixando os dois pilotos finais para lutarem pela pole nos últimos 90 segundos.
A mudança vai exigir a ratificação pelo Conselho Mundial de Automobilismo, na próxima reunião em 4 de março.
classificação, comissao f1, detalhes, eliminados, f1, formato, genebra, grupo de estrategia, lento, mudanças, piloto, revisão, segmentos, temporada
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.