Fórmula 1 elege os 6 maiores vencedores e perdedores do GP do Japão
segunda-feira, 7 de abril de 2025 às 16:36
Largada em Suzuka 2025
O site da Fórmula 1 elegeu os 6 maiores vencedores e perdedores do GP do Japão. Apesar de não se tratar de verdades absolutas, é sempre interessante saber a opinião de quem está por dentro de todos os aspectos e tem os dados oficiais da F1
Max Verstappen teve uma das melhores performances de fim de semana de sua carreira para converter a pole em vitória no GP do Japão – mas enquanto o atual campeão mundial deixou o Japão de bom humor, alguns de seus rivais ficaram coçando a cabeça sobre sua forma sem brilho.
Vencedor: Max Verstappen
Max Verstappen permanece invicto em Suzuka na classificação ou no GP desde 2019 com uma combinação de uma volta brilhante para a pole position e uma performance controlada na corrida no domingo – tudo isso apesar de ter um défice de ritmo para a McLaren.
O atual campeão mundial, que liderou apenas duas voltas nesta temporada antes de chegar a Suzuka, tirou o máximo proveito de um RB21 caprichoso para se tornar o primeiro piloto a vencer quatro corridas consecutivas em Suzuka.
Foi sua 64ª vitória na carreira — o dobro da do bicampeão mundial Fernando Alonso — e o triunfo deu à Honda a vitória em seu circuito em casa em sua última aparição lá com a Red Bull.
Perdedor: McLaren
Enquanto a McLaren ampliou sua vantagem no campeonato de construtores, eles foram superados por Verstappen, apesar de terem o melhor carro em Suzuka.
Lando Norris foi superado por 0,012s na luta pela pole — e não conseguiu encontrar uma maneira de ultrapassar seu rival pelo título Verstappen e deixou o Japão com sua liderança no campeonato reduzida a um único ponto.
Seu companheiro de equipe Oscar Piastri, que nos estágios finais da corrida sentiu que tinha ritmo para desafiar Verstappen se a equipe o tivesse permitido passar Norris, ficou em terceiro e, embora tenha estendido sua maior sequência ativa de pontuação para 29, ele caiu ainda mais atrás do companheiro de equipe Norris na classificação.
Vencedor: Charles Leclerc
Charles Leclerc aspira muito mais do que P4, mas esta foi uma exibição melhor e mais confiante do piloto e da equipe após um fim de semana difícil na China.
O monegasco encontrou algumas respostas ao realizar testes nos treinos de sexta-feira que lhe dão esperança de coisas melhores por vir em corridas futuras – enquanto sua corrida para o P4 lugar foi “o melhor absoluto” que ele sentiu que poderia fazer ao segurar George Russell, que havia conquistado pódios nas duas corridas anteriores.
Esse foi o melhor resultado da Ferrari em um GP da temporada e a terceira vez consecutiva que Leclerc terminou em quarto em Suzuka.
Perdedor: Aston Martin
Embora Fernando Alonso tenha visto a bandeira quadriculada pela primeira vez nesta temporada, ele cruzou a linha fora dos pontos em P11, e com Lance Stroll em 20º e último, isso significou que a Aston Martin sofreu sua primeira corrida sem pontos da temporada.
O chefe Andy Cowell avaliou que o ritmo de Alonso era o máximo possível do carro, enquanto ele admitiu que sempre seria difícil para Stroll se recuperar do último lugar no grid depois de ser pego por um vento de cauda na classificação.
Vencedor: Isack Hadjar
Depois de superar problemas com cinto de segurança na classificação para garantir P7s consecutivos no grid, Isack Hadjar foi finalmente recompensado por seu forte começo de vida como piloto de F1 em Suzuka com seus primeiros pontos.
O francês recebeu aplausos do chefe Laurent Mekies, que disse que ele entregou “53 voltas perfeitamente executadas”, o que só serve para apoiar ainda mais a decisão da Red Bull de promovê-lo à F1.
Perdedor: Liam Lawson
Enquanto Hadjar brilhava, Lawson encontrou vida difícil em seu retorno à Racing Bulls, pois terminou 45 segundos e nove posições atrás de seu companheiro de equipe.
Uma má classificação foi sua ruína, pois ele terminou apenas em P14 em uma pista onde é muito difícil ultrapassar – mas a Red Bull não parece muito preocupada, com o consultor de automobilismo Helmut Marko dizendo que acha que Lawson “vai se recuperar e espero que nas próximas corridas ele também chegue aos pontos”.
Vencedor: Ollie Bearman
Após uma corrida de abertura cheia de erros na Austrália, Ollie Bearman apresentou o tipo de desempenho que o chefe Ayao Komatsu esperava depois de dar a ele sua estreia em tempo integral na F1 com excelentes corridas na China e neste último fim de semana no Japão.
O inglês garantiu sua primeira largada no Q3 da temporada e apoiou isso com uma corrida soberba para P10, segurando uma série de carros mais rápidos no processo, para garantir duas corridas consecutivas nos pontos.
Perdedor: Esteban Ocon
Esteban Ocon – recém-saído de um P5 notável na China – não conseguiu igualar Bearman em Suzuka, pois foi eliminado da classificação no Q1.
O francês e sua equipe Haas tentaram uma estratégia que dependia de um Safety Car, mas como isso nunca aconteceu e ultrapassar foi muito complicado em Suzuka, Ocon só conseguiu um P18.
Vencedor: Alex Albon
Pela primeira vez desde que se juntou à Williams em 2022, Alex Albon marcou pontos em três corridas consecutivas.
Embora o carro não estivesse tão bem na corrida quanto na classificação, Albon ainda conseguiu manter sua posição dentro do top 10 para marcar dois pontos, elevando a contagem da equipe para 19, mantendo o P5 no campeonato de construtores.
Perdedor: Yuki Tsunoda
O primeiro fim de semana de Yuki Tsunoda na Red Bull começou encorajadoramente – e ele foi apenas 0,024s mais lento que seu companheiro de equipe Verstappen na primeira parte da classificação.
Mas ele não conseguiu melhorar esse tempo no Q2, desencadeando uma saída precoce – e embora tenha progredido na corrida, incluindo ultrapassar Lawson, o piloto que ele substituiu, não houve compensação de ritmo suficiente para ele marcar pontos na frente de sua torcida.
Vencedor: Andrea Kimi Antonelli
A decisão da Mercedes de dar a Kimi Antonelli sua estreia na F1 nesta temporada continua parecendo a certa, já que o italiano manteve seu recorde de marcar pontos em todos os GPs até agora nesta temporada com um P6.
O jovem de 18 anos também se tornou o piloto mais jovem a marcar a volta mais rápida – tirando o recorde de Verstappen – e o mais jovem a liderar um GP, o que ele fez brevemente, cortesia de um longo primeiro stint.
Perdedor: Carlos Sainz
Certamente houve pontos positivos para tirar de Suzuka para Carlos Sainz, já que o espanhol se sentiu mais confortável no carro em comparação à China.
No entanto, ele ainda saiu do fim de semana de mãos vazias depois de cruzar a linha em P14, tendo largado em P15 em razão de uma punição de três posições no grid por impedimento.
Para piorar a situação, ele também recebeu uma multa de € 20.000, metade suspensa, por chegar atrasado ao hino nacional, apesar de ter um atestado médico para receber tratamento por um problema estomacal.
GP Japão 2025, Melhores e piores GP Japão, noticias f1, noticias Max Verstappen
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.