Fórmula 1 é política agora, diz Wurz
domingo, 22 de maio de 2022 às 8:37
Alez Wurz – Presidente da GPDA
Enquanto os pilotos de Fórmula 1 já se esquivaram da política aberta, essa era está bem e verdadeiramente acabada agora.
Essa é a opinião de Alex Wurz, um ex-piloto que agora é presidente da Associação de Pilotos de Grandes Prêmios (GPDA). “Acho que vimos uma mudança decisiva”, disse ele ao jornal Kurier.
O austríaco disse que foi apenas “há quatro ou cinco anos” que nenhum piloto queria se aproximar de questões políticas e sociais como direitos humanos, racismo e sustentabilidade.
Isso mudou, disse Wurz. “O esporte agora é político. Não é neutro”, comentou ele. “É impossível ser neutro”.
O ex-piloto de Williams e Benetton disse que os pilotos não têm mais vergonha de “assumir a responsabilidade e representar os valores que todos queremos ver”. Wurz é presidente do GPDA desde 2014 e diz que nos últimos anos a atmosfera das reuniões regulares do órgão representativo também mudou.
“Às vezes, apenas damos a eles um fórum para conversar”, explicou ele, admitindo que muitas vezes fica impressionado com o quanto os pilotos de hoje pensam em questões periféricas.
“Essa é a chave, também para a sustentabilidade do esporte”, concluiu Wurz, que também elogiou o sete vezes campeão mundial Lewis Hamilton como um “piloto fantástico” para tal mudança.
alex wurz, esporte, gpda, Lews Hamilton, mudança, opinião, pilotos, política
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.