Fórmula 1 e FIA buscando a paz

quarta-feira, 15 de maio de 2024 às 16:10

FIA

O desprezo entre a Fórmula 1 e a FIA parece ter diminuído, com ambos os lados anunciando nesta quarta-feira que concordaram “em se comprometer com um plano estratégico para o futuro da F1”.

O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, disse à Associated Press no GP de Miami no início deste mês que seu relacionamento com o CEO da F1, Stefano Domenicali, “nunca esteve melhor” e os dois estavam trabalhando para fortalecer ainda mais uma aliança.

Em comunicado divulgado hoje pela AP em nome da FIA e da Administração da Fórmula 1, os dois lados anunciaram que desenvolveram uma relação de trabalho para beneficiar a F1.

“O Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA nunca foi tão forte e está crescendo globalmente, e a FIA e a Fórmula 1 estão comprometidas em entregar os melhores resultados para todo o esporte”, disse o comunicado.

“Para esse fim, ambas as partes estão desenvolvendo um novo plano estratégico que nos permitirá aproveitar as oportunidades e aumentar ainda mais o potencial da F1 nos próximos anos.”

A FOM e a FIA, especificamente Ben Sulayem, estão em desacordo desde que ele foi eleito presidente após o polêmico final da temporada de 2021 em Abu F1 Dhabi. As questões vão desde a proibição de Ben Sulayem de pilotos usarem joias no carro ou fazerem declarações políticas até a crença da F1 de que Ben Sulayem colocou as finanças da categoria em risco quando questionou publicamente as estimativas de valor geral.

Um denunciante também apresentou duas queixas contra Ben Sulayem, alegando interferência durante a temporada de 2023. A FIA investigou e inocentou Ben Sulayem de qualquer irregularidade.

Entrada da Andretti Cadillac

Mas o maior problema entre as facções foi como cada lado recebeu o pedido de Michael Andretti e da General Motors para expandir o grid da F1 para incluir uma equipe americana de dois carros apoiada pela Cadillac. Ben Sulayem não apenas abriu um processo para a Andretti se inscrever e ingressar na F1, mas também aprovou a Andretti e apoia abertamente a adesão de ambas as marcas entrarem na categoria.

A FOM e as 10 equipes existentes têm sido francas no seu desejo de manter o grid com 10 equipes para não diluir o pote financeiro. A FOM também questionou a capacidade da Andretti de ser competitiva no mais alto nível do automobilismo e rejeitou a candidatura da Andretti.

A situação da Andretti não foi abordada por nenhum dos lados no comunicado. Os dirigentes da Andretti e da Cadillac se reuniram com a FOM e a FIA durante o GP de Miami.

AS - www.autoracing.com.br

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