Fórmula 1 dividida em evoluir ou revolucionar o novo motor
segunda-feira, 23 de agosto de 2021 às 16:31Os fabricantes de motores de Fórmula 1 estão divididos sobre que direção tomar com a nova UP que terão em 2025 ou 2026.
Até o momento, está confirmado que o objetivo é tornar a próxima geração de motores mais barata e eficiente, com maior eletrificação e combustíveis 100% sustentáveis.
No entanto, de acordo com a Auto Motor und Sport, o desacordo é sobre a fórmula do motor com a Red Bull, que lançará sua nova divisão Powertrains no próximo ano, e a Ferrari defendendo um retorno aos motores mais barulhentos com quatro cilindros.
“Eu acho que o motor de combustão tem futuro, então por que não introduzir motores de alta rotação que tenha um som fantástico e que façam isso de uma maneira ecologicamente correta?” Horner disse no início deste verão.
“Acho que os biocombustíveis e os combustíveis sustentáveis permitem que façamos isso.”
“A eletrificação, eu sei, politicamente está sendo pressionada, mas na verdade é o caminho certo para 25 ou 30 anos?”
“Acho que a F1 pode desempenhar um papel fundamental com os combustíveis e com os parceiros de combustível que temos na questão da sustentabilidade e zero emissões, com um motor emotivo de alto desempenho e alta rotação.”
“Não seria fantástico se fôssemos por esse caminho? Tenho certeza que todos os GPs ficariam lotados.”
No entanto, talvez sem surpresa, dado o seu domínio da era dos híbridos V6, a Mercedes deseja mais uma evolução do que uma revolução.
“Eu discordaria de Christian porque é o que pensamos, mas não somos mais a geração mais relevante”, disse o chefe dos Prateados, Toto Wolff.
“Quando você pergunta a um jovem de 18 ou 22 anos qual é a relevância do ruído, a maioria desses caras consomem F1 por meio de telas diferentes, onde o ruído tem pouca ou nenhuma relevância.”
“Pessoalmente, também gosto e gostaria de ter um cilindro 12 que gritasse alto. Mas, na verdade, somos um esporte e somos um negócio.”
“Acho que perderíamos total relevância com nossos parceiros, patrocinadores e principais acionistas se não olhássemos para o meio ambiente e o impacto que causamos.”
“Acho que ficaria totalmente desalinhado em relação ao caminho o mundo está se movendo e provavelmente afastaria todos os parceiros de negócios da F1 se ficarmos com motores de combustão interna que gritam, mesmo que gostemos deles.”
A Renault foi uma grande apoiadora dos motores de quatro cilindros quando os regulamentos atuais da unidade de potência estavam sendo negociados em 2010/2011.
Uma década depois, entretanto, essa visão mudou.
“Se temos combustível neutro de CO2, não precisamos de um motor de quatro cilindros”, disse o diretor executivo Marcin Budkowski.
“O V6 já está aí. Por que reinventar a roda? Isso significaria modificações massivas no carro, mais peso e mais custo.”
Audi e Porsche, ambos propriedade da VW, também são conhecidos por estarem interessados nos novos regulamentos das UPs.
Mas se os fabricantes não puderem tomar suas próprias decisões até o GP da Itália no mês que vem, a AMuS também relata que a FIA pode adiar o novo motor até 2026, dando ao órgão regulador e à F1 total liberdade para definir seus próprios regulamentos, sem consultar ninguém.
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