Formula 1 deverá introduzir novo sistema de segurança contra incêndios
sexta-feira, 13 de junho de 2014 às 9:43
Demonstração do sistema MADMAT em Barcelona
A Fórmula 1 deverá introduzir um novo sistema de segurança contra o fogo que vai impedir uma repetição do incêndio de combustível sofrido pela Williams em 2012.
A FIA vem trabalhando com a companhia norte-americana Oscar Nelson Group no desenvolvimento de um novo sistema de plataforma chamado MADMAT, que deverá melhorar bastante a segurança.
O design MADMAT, que foi originalmente criado para uso militar a fim de ajudar com incêndios de combustível em porta-aviões, é colocado sob áreas onde o combustível pode ser derramado. Ele ajuda a sufocar as chamas, reduzir a temperatura e minimizar a fumaça no caso de ignição.
A ideia de trazer o MADMAT para a Fórmula 1 foi sugerida pela primeira vez à FIA depois que vários mecânicos da Williams se feriram em um incêndio dentro da garagem da equipe após o GP da Espanha de 2012.
O sistema teve de ser adaptado para o uso de petróleo, mas depois de uma demonstração bem sucedida diante das equipes e de Charlie Whiting, diretor de prova da Fórmula 1, no GP da Espanha deste ano, uma versão final está perto de ser aprovada para produção.
Whiting declarou ao site Autosport: “Se ele estivesse nas áreas da garagem das equipes onde o combustível é armazenado, como no caso da Williams (em 2012), simplesmente não teria queimado daquela maneira”.
“Todas as equipes estão extremamente dispostas a ter o sistema, e as possibilidades são infinitas, porque não é bom só para a Fórmula 1. Poderíamos torná-lo obrigatório, mas não sabemos ao certo se faremos isso ou não, mas creio que as equipes estão dispostas o suficiente para tê-lo de qualquer modo”.
Whiting sugere que o MADMAT poderá transformar a segurança da garagem em todos os níveis do automobilismo – e não haveria razão para os próprios circuitos não incorporarem a inovação.
“Há possibilidades enormes para o automobilismo”, declarou ele. “Se a Fórmula 1 adotá-lo, acredito que é um ótimo sinal – pois não haveria razão para outras categorias não fazerem o mesmo”.
autoracing, charlie whiting, combustível, desenvolvimento, diretor, f1, fia, fogo, formula 1, formula-1, incendio, madmat, militar, noticias, novo, oscar nelson group, prova, segurança, sistema, uso
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.