Fórmula 1 anuncia nova equipe no grid a partir de 2026
segunda-feira, 25 de novembro de 2024 às 16:27
Andretti-Cadillac
A Fórmula 1 confirmou que chegou a um acordo com a General Motors para adicionar uma 11ª equipe ao grid para 2026, com a nova equipe provavelmente sendo chamada de Cadillac.
Isso aconteceu coincidentemente depois que os EUA disseram que iam investigar a categoria baseada na leis antitruste norte-americanas.
A chance da proposta da GM se juntar ao grid parecia estar morta na água há apenas alguns meses, após ser inicialmente liderada pela Andretti Global, mas agora acelerou para ser uma equipe completa para a temporada seguinte.
A F1 inicialmente rejeitou uma proposta Andretti-GM e fechou a porta para essa proposta específica até 2028.
O esporte tem 10 equipes no grid desde 2017, e parecia provável que isso continuasse sendo o caso no futuro previsível.
Mas em um anúncio nesta segunda-feira, a F1 disse que “manteve um diálogo com a General Motors e seus parceiros na TWG Global sobre a viabilidade de uma entrada após a avaliação comercial e a decisão tomada pela Fórmula 1 em janeiro de 2024”.
A F1 disse que a GM “atingiu marcos operacionais e deixou claro seu compromisso de marcar a décima primeira equipe GM/Cadillac”.
Motores GM em 2027 ou 2028
A GM também se comprometeu a entrar como fornecedora de motor único posteriormente, de acordo com o comunicado de imprensa da F1, embora precise de um acordo de cliente com um fabricante existente para sua temporada de estreia em 2026 e provavelmente para 2027 também.
As equipes de F1 foram mornas sobre a oferta original liderada por Michael Andretti, filho do campeão mundial de 1978 Mario.
Michael Andretti irritou as equipes de F1 e o proprietário do esporte, Liberty Media, ao chamar o esporte de “ganancioso” por bloquear suas tentativas de entrar no grid. Ele se afastou de sua função de liderança na Andretti Global no mês passado.
Embora se opusesse ao lado da Andretti na oferta, a F1 agora parece muito aberta à ideia de trazer um fabricante do tamanho e estatura da General Motors para o grid, especialmente se ele se comprometesse a construir seus próprios motores no futuro.
A entrada de uma equipe com a marca Cadillac seria outro grande impulso para o esporte, já que sua popularidade continua a crescer nos EUA. Ainda não se sabe se a equipe trará um piloto americano, mas agora significa que há duas vagas adicionais no grid para talentos emergentes e existentes.
A equipe americana ficará sediada em uma fábrica do Reino Unido perto da pista de corrida de Silverstone, na qual a Andretti Global começou a trabalhar desde o início deste ano.

Fábrica da Andretti em Silverstone
Greg Maffei, o CEO e presidente cessante da Liberty Media, disse: “Com os planos de crescimento contínuo da Fórmula 1 nos EUA, sempre acreditamos que receber uma marca americana impressionante como a GM/Cadillac no grid e a GM como uma futura fornecedora de unidades de potência poderia trazer valor e interesse adicionais ao esporte.
“Damos crédito à liderança da General Motors e seus parceiros pelo progresso significativo em sua prontidão para entrar na Fórmula 1. Estamos animados para seguir em frente com o processo de inscrição para a equipe GM/Cadillac entrar no Campeonato em 2026.”
Mark Reuss, presidente da General Motors, acrescentou: “Como o auge do automobilismo, a F1 exige inovação e excelência que ultrapassem os limites. É uma honra para a General Motors e a Cadillac se juntarem à principal série de corridas do mundo, e estamos comprometidos em competir com paixão e integridade para elevar o esporte para os fãs de corrida ao redor do mundo.
“Este é um palco global para demonstrarmos a experiência em engenharia e liderança tecnológica da GM em um nível totalmente novo.”
Andretti na F1, GM na F1, noticias f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.