Fiscais austríacos explicam resposta lenta para fogo na Ferrari
sexta-feira, 15 de julho de 2022 às 16:00
Carlos Sainz
Carlos Sainz criticou a reação dos comissários após o GP da Áustria, que o espanhol considerou demorada demais. Desde então, a equipe de segurança do Red Bull Ring respondeu às críticas.
Em um post no Facebook, a equipe de segurança diz que não é permitido intervir assim, apontando que as regras nessa área foram drasticamente reforçadas desde o trágico acidente de Jules Bianchi em 2014.
“A intervenção só é permitida após instruções do controle de corrida “, lê-se no comunicado. “Por um lado, isso aumenta naturalmente a segurança dos pilotos e comissários, mas, por outro lado, tem a desvantagem de que as intervenções demoram um pouco mais”.
A declaração aponta ainda que o incidente de Sainz foi uma combinação de “várias circunstâncias infelizes”. O carro de Sainz não era visível do posto de socorro, o que dificultou a avaliação da gravidade do incêndio.
Como resultado, os fiscais foram instruídos a ir até o carro com extintores de incêndio, mas assim que o viram decidiram pegar o carro de bombeiros. “Esta decisão teve que ser tomada em segundos e, em retrospecto, estava absolutamente certa”, continua a mensagem.
A equipe de segurança se refere ao acidente de Romain Grosjean em 2020 para reforçar seu ponto. “Em tal situação, extintores portáteis não são suficientes, e é por isso que o extintor foi colocado no chão e o carro (de bombeiros) foi chamado”.
Por esse motivo, os espectadores viram a imagem bizarra de um fiscal largando seu extintor e fugindo, o que levou a muitas discussões e especulações. O que tornou a situação ainda mais difícil, de acordo com os comissários, foi a Ferrari de Sainz rolando para trás.
Um bloco teve que ser colocado atrás do volante, mas Sainz não conseguiu mais manter o pé no freio naquele momento, pois o fogo se espalhou rapidamente. Por esse motivo, o processo também demorou mais do que o pretendido, continua o comunicado. Depois disso, o fogo pode ser extinto ”
A equipe de segurança diz que vai rever e discutir a situação internamente para ver o que pode ser melhorado, mas salienta que os comissários nesta situação excecional “em geral reagiram bem”.
bombeiros, carlos sainz, carro, extintor, ferrari f1, fiscal, gp austria f1, incendio, red bull ring
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.