FIA verificará flexibilidade das asas antes de Melbourne
segunda-feira, 10 de março de 2025 às 9:09
Asa traseira da McLaren
Uma semana antes do início da temporada 2025 da Fórmula 1 na Austrália, a primeira polêmica técnica já surgiu.
Apenas um dia antes de embarcar em um avião para Melbourne, o atual campeão mundial Max Verstappen insistiu que ele não é o favorito.
“No momento, há apenas uma equipe e essa é a McLaren”, disse ele ao Viaplay. “Para mim, eles estão claramente à frente”.
O holandês revelou que o inverno da Red Bull não foi tranquilo, acrescentando que “não pode imaginar” que estará lutando pela vitória no domingo.
“Ondulações e passar sobre as zebras ainda são um problema. E o carro tende a sair de frente demais para o meu gosto”, acrescentou Verstappen.
Helmut Marko, consultor da equipe, concorda plenamente.
“Nosso carro melhorou, mas ainda tem pontos fracos”, declarou ele ao Osterreich. “Se conseguirmos resolvê-los na Austrália, as coisas não parecerão tão ruins”.
A posição da Red Bull ocorre em meio às preocupações do diretor técnico Pierre Wache sobre a flexibilidade das asas dianteira e traseira em dois rivais importantes em particular.
“Ainda está em andamento”, disse ele em meio a relatos de que a Red Bull reclamou com a FIA e pode até estar preparada para protestar. “Acho que a Ferrari e a McLaren ainda estão fazendo as coisas do mini-DRS”.
Funcionários da FIA examinaram as asas de McLaren e Ferrari em detalhes no teste de pré-temporada, e relatos italianos agora sugerem que eles podem até comparecer às respectivas fábricas dessas equipes antes de Melbourne para uma inspeção ainda mais detalhada.
Verificações mais rígidas da asa traseira se aplicam a partir de Melbourne, porém a FIA vai esperar até Barcelona em junho para reprimir com mais força a flexibilidade das asas dianteiras.
“A mudança não é grande o suficiente para virar o equilíbrio de poder de cabeça para baixo”, prevê James Vowles, chefe da Williams.
Ele também afirmou que atribuir a liderança atual da McLaren apenas à flexibilidade da asa é “um erro”.
“É um pacote coerente em todas as áreas. A McLaren simplesmente entendeu a direção de desenvolvimento desse tipo de carro corretamente”.
asas, f1, fia, flexibilidade, formula 1, gp da austrália, noticias f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.