FIA sobre regras: “Trabalhando para uma solução acordada por todos”
sábado, 30 de novembro de 2024 às 9:30
Max Verstappen e Lando Norris
Os pilotos de Fórmula 1 já revelaram o que havia sido discutido em reunião com os comissários da FIA na noite de quinta-feira no Catar com a mídia. A federação de automobilismo também está agora fazendo ouvir a sua voz sobre o encontro. Uma mensagem importante: os comissários – segundo eles – não estão lá para frustrar os pilotos.
Provavelmente o tópico de discussão mais importante foram as regras para ultrapassagem em curva. Então, o que é e o que não é permitido?
Max Verstappen, entre outros, destacou que a falta de clareza é ocorre pelos circuitos, que, com grandes áreas de escape asfaltadas, oferecem a chance de ultrapassagens por fora da pista. Em suma, menos pistas e mais cascalho, é a mensagem. Tim Malyon, Diretor Esportivo de Monolugares da FIA, leva a sério o conselho dos pilotos.
“Como FIA, estamos constantemente trabalhando com os circuitos para evoluí-los de diferentes maneiras. É claro que estamos trabalhando no aspecto de segurança nos circuitos. Mas o que foi abordado durante a reunião é que há uma série de considerações do ponto de vista esportivo, que podemos priorizar para o futuro”, disse Malyon.
Como exemplo, citou as faixas de cascalho na Áustria e no Catar, que foram estabelecidas para reduzir o número de violações dos limites da pista. “Foi imensamente útil durante a reunião ouvir as opiniões dos pilotos e ver como eles veem a preferência pelo cascalho. Não só para os limites de pista, mas também para gerir certas situações que surgiram nas ultrapassagens durante as últimas cinco corridas”, comentou.
Segundo o dirigente da FIA, a federação de automobilismo parte em busca de soluções com os pilotos que sejam satisfatórias para todas as partes.
cascalho, f1, fia, formula 1, max verstappen, noticias f1, pista, regras, ultrapassagem
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.