FIA sobre regras: “Trabalhando para uma solução acordada por todos”

sábado, 30 de novembro de 2024 às 9:30

Max Verstappen e Lando Norris

Os pilotos de Fórmula 1 já revelaram o que havia sido discutido em reunião com os comissários da FIA na noite de quinta-feira no Catar com a mídia. A federação de automobilismo também está agora fazendo ouvir a sua voz sobre o encontro. Uma mensagem importante: os comissários – segundo eles – não estão lá para frustrar os pilotos.

Provavelmente o tópico de discussão mais importante foram as regras para ultrapassagem em curva. Então, o que é e o que não é permitido?

Max Verstappen, entre outros, destacou que a falta de clareza é ocorre pelos circuitos, que, com grandes áreas de escape asfaltadas, oferecem a chance de ultrapassagens por fora da pista. Em suma, menos pistas e mais cascalho, é a mensagem. Tim Malyon, Diretor Esportivo de Monolugares da FIA, leva a sério o conselho dos pilotos.

“Como FIA, estamos constantemente trabalhando com os circuitos para evoluí-los de diferentes maneiras. É claro que estamos trabalhando no aspecto de segurança nos circuitos. Mas o que foi abordado durante a reunião é que há uma série de considerações do ponto de vista esportivo, que podemos priorizar para o futuro”, disse Malyon.

Como exemplo, citou as faixas de cascalho na Áustria e no Catar, que foram estabelecidas para reduzir o número de violações dos limites da pista. “Foi imensamente útil durante a reunião ouvir as opiniões dos pilotos e ver como eles veem a preferência pelo cascalho. Não só para os limites de pista, mas também para gerir certas situações que surgiram nas ultrapassagens durante as últimas cinco corridas”, comentou.

Segundo o dirigente da FIA, a federação de automobilismo parte em busca de soluções com os pilotos que sejam satisfatórias para todas as partes.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.