FIA sobre a F1: “O campeonato é nosso”
quinta-feira, 26 de janeiro de 2023 às 9:31
Mohammed Ben Sulayem
Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, insiste que a federação terá voz sobre os direitos comerciais da Fórmula 1.
Nesta semana, a Liberty Media, proprietária da categoria, repreendeu Ben Sulayem após sua declaração de que a FIA está “cautelosa” em meio aos relatos de que a Arábia Saudita está interessada em comprar a F1 por $20 bilhões.
O departamento legal da F1 considerou os comentários do presidente da FIA “inaceitáveis”, insistindo que a Liberty possui a “exclusividade de explorar os direitos comerciais”.
A F1 concluiu ameaçando uma potencial ação legal contra a FIA, indicando que Ben Sulayem iniciou um período de conflito interno. Entretanto, ele não parece disposto a recuar por enquanto.
“O campeonato é nosso”, disse ele à Auto Motor und Sport no Rally de Monte Carlo. “Nós apenas o alugamos”.
De fato, há pouco mais de 20 anos, um acordo de concessão de 100 anos foi fechado entre a FIA e Bernie Ecclestone pelo que a revista alemã descreveu como um valor “ridiculamente baixo” de $300 milhões.
A nova briga entre FIA e F1 indica que a federação agora pode estar querendo renegociar aquele acordo.
“Até agora, existem apenas rumores sobre uma possível venda”, afirmou Ben Sulayem. “Porém, a FIA deveria ter voz e poder oferecer recomendações”.
Uma parte do acordo original é conhecida como “cláusula Don King”, referindo-se ao lendário promotor de boxe, e dá à FIA o poder de vetar qualquer venda.
direitos comerciais, f1, fia, formula 1, liberty media, Mohammed ben Sulayem
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.