FIA proíbe DRS em bandeira amarela durante corridas de F1
segunda-feira, 9 de julho de 2012 às 21:31
Os pilotos de F1 não poderão mais usar o DRS (abertura da asa traseira) em condição de bandeira amarela a partir de agora, esclareceu a FIA após a polêmica em torno última volta de Michael Schumacher em Valencia.
Schumacher foi chamado pelos comissários depois do GP da Europa, quando a Red Bull Racing afirmou que o piloto alemão usou o DRS após as bandeiras amarelas terem sido mostradas.
Os comissários decidiram não tomar medidas porque julgaram que Schumacher diminui o ritmo diante dos sinais de alerta, mesmo ele tendo usado o DRS durante um curto período de tempo antes de desligá-lo.
Com essa situação tendo levado alguns pilotos a discuti-la – especialmente porque Sebastian Vettel e Felipe Massa foram punidos por uso do DRS sob bandeiras amarelas durante o GP da Espanha – o diretor de corridas da FIA, Charlie Whiting, concordou em examinar o assunto no fim de semana em Silverstone.
Entende-se que Whiting informou os pilotos, antes da corrida, sobre como o comportamento sob bandeira amarela seria tratado pelos comissários daqui em diante.
Ele informou que a partir de agora, os pilotos terão que principalmente “demonstrar” que diminuíram o ritmo o suficiente – com o uso do KERS ou DRS tendo importância secundária.
No entanto, para limitar a possibilidade de qualquer confusão sobre o uso da DRS em tal situação, a FIA disse que de agora em diante vai desativar o uso do DRS sempre que houver uma bandeira amarela sendo exibida na zona de DRS em todas as corridas.
A nova proibição do DRS durante os períodos de bandeira amarela foi implementada pela primeira vez no GP da Inglaterra, na sequência da colisão entre Pastor Maldonado e Sergio Perez.
Antes desta decisão, Schumacher havia dito que ele tinha a impressão de que, contanto que o piloto diminua o ritmo na zona de bandeiras amarela, então não haveria problema.
“Há dois princípios básicos para isto (bandeiras amarelas e DRS) e as pessoas parecem confundi-los”, disse ele. “Não há nenhuma regra que diz que se você usar o DRS durante uma bandeira amarela, você será automaticamente penalizado. Dependendo de quando isso acontece, você pode provar que reduziu significativamente sua velocidade. Se você usa DRS ou não, isso é outra história.”
“Mas, obviamente, se você usar o DRS do ponto A ao ponto B durante 100% do tempo, então é provável que você não diminuiu o ritmo e deve receber uma penalidade.”
AS – www.autoracing.com.br
Autoracing formula-1, chumacher autoracing, drs f1 autoracing, felipe massa e sebastian vettel autoracing f1, uso do drs proibido dunate bandeira amanrela
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.