FIA oferece um acordo à Red Bull por quebra de limite de orçamento
quinta-feira, 20 de outubro de 2022 às 17:45
FIA
A BBC informou que a FIA fez uma oferta de aceitação de acordo à Red Bull por sua violação do limite de custos da F1.
O corpo diretivo da F1 seguiu o primeiro caminho para responder a um “pequeno” gasto excessivo, estabelecendo os termos de um “Acordo de violação aceito” para a Red Bull, que foi considerada culpada de violar o limite de custo de USD 145 milhões durante a temporada de 2021, que culminou com o primeiro título de Max Verstappen.
Um Acordo de Violação Aceito – ou ABA – é onde a equipe em questão aceita que fez algo errado e concorda em seguir certas ações que serão tomadas pela Administração de Limite de Custos da FIA.
Os detalhes são atualmente confidenciais e a Red Bull deve agora decidir se aceita os termos estabelecidos pela FIA ou se vai perante o Painel de Adjudicação do Limite de Custos.
Aceitar a rota ABA significaria que a Red Bull seria atingida com uma pequena punição esportiva e não poderia perder pontos no campeonato de construtores, pontos no campeonato de pilotos ou uma redução no limite de seu orçamento.
Se a Red Bull optar por desafiar a FIA, o assunto será ouvido por um painel de juízes independentes para determinar se a parte é culpada ou não e qual punição seria aplicada.
Nesse cenário, as punições mencionadas seriam muito mais severas.
A Sky Sports informou que a Red Bull convocará uma coletiva de imprensa na manhã de sexta-feira em Austin para abordar a violação do limite de orçamento antes do GP dos EUA deste fim de semana.
Os rivais da Red Bull na F1 pediram que punições severas fossem aplicadas em meio à saga em andamento.
Dois chefes de equipe disseram anonimamente à Sky Sports que a violação da Red Bull do limite de gastos de USD 145 milhões para 2021 deve ser punida substancialmente.
“Nós tendemos a concordar que as equipes podem obter uma vantagem significativa por não aderirem ao limite”, disse um deles.
Outro chefe de equipe disse: “A FIA deve ter a liberdade de fazer sua própria investigação e apresentar a penalidade apropriada, não deve ser o caso de equipes pressionando por este ou aquele resultado”.
Mas eles acrescentaram: “É óbvio para nós que a punição precisará ir muito além de uma multa, ou então as equipes apenas burlarão o sistema e considerarão a multa como custo do negócio.”
“Mas cabe à FIA encontrar sua solução, ciente do fato de que não fazê-lo significará o fim do teto orçamentário”.
Isso ocorre após uma carta do chefe da McLaren, Zak Brown, à FIA, na qual ele declarou que gastar demais “constitui trapaça”.
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