FIA libera asas dianteiras da McLaren e Mercedes em meio a polêmica
domingo, 23 de junho de 2024 às 8:35
Asa dianteira da Mercedes
Os avaliadores da FIA endossaram as asas dianteiras da McLaren e da Mercedes, que têm sido um ponto de discórdia recente, especialmente depois que a Red Bull levantou questões sobre sua flexibilidade excessiva durante o GP do Canadá.
Em Barcelona, Lando Norris da McLaren superou a Red Bull de Max Verstappen para conquistar a pole position, com a Mercedes mostrando melhores velocidades logo atrás.
“A Mercedes certamente fez progressos”, comentou o conselheiro da Red Bull, Dr. Helmut Marko, ao jornal Kleine Zeitung, “mas acima de tudo eles aumentaram sua velocidade máxima. O mesmo que a McLaren”.
Anteriormente, no GP do Canadá, a FIA havia validado a conformidade das asas com os regulamentos, e a mesma aprovação foi concedida antes do GP da Espanha.
“Você só consegue essa velocidade máxima quando as asas se deformam aerodinamicamente”, elaborou Marko. “Parece que a Mercedes e a McLaren têm uma asa dianteira que cumpre as regras porque passou na inspeção, mas em condições de corrida ela se deforma significativamente mais do que os regulamentos permitem”.
Apesar destas preocupações, Marko reconheceu que as asas eram tecnicamente legais. “Certamente não é ilegal”, afirmou. “É apenas ultrapassar os limites do que é possível. É uma competição eterna entre as equipes e a FIA”.
asa dianteira, f1, fia, formula 1, helmut marko, mclaren f1, mercedes f1, noticias f1, red bull f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.