FIA intervém: paradas desnecessárias no pit lane não são mais permitidas
quinta-feira, 2 de novembro de 2023 às 16:45
Max Verstappen
A FIA agiu sobre a situação que vinha sendo comentada recentemente: parar no final do pit lane. Como resultado, Max Verstappen foi alvo de uma lupa duas vezes, mas não foi punido. A partir do Grande Prêmio de São Paulo, no Brasil, tal ação será de fato penalizada.
Como parte de uma nova medida contra a obstrução de terceiros, os pilotos de Fórmula 1 não podem mais parar desnecessariamente em “via rápida” durante a classificação. Isso inclui o final do pit lane.
Uma medida recente da FIA impôs um tempo máximo de volta aos pilotos de F1 para evitar que atrapalhem. No entanto, esta medida teve a consequência adicional de os pilotos pararem durante muito tempo no final do pit lane para deixarem uma lacuna. Verstappen foi um dos pilotos que o fez e foi investigado por isso, mas não houve punição porque este caso em particular não estava claramente descrito nos regulamentos.
Isso agora mudou: “De acordo com o artigo 33.4 do Regulamento Esportivo da Fórmula 1, os pilotos não estão autorizados a ir devagar desnecessariamente, o que inclui parar um carro na faixa rápida do pit lane”, disse o acréscimo da FIA em um documento do diretor de corrida Niels Wittich.
“Durante o tiroteio e a classificação, os pilotos podem criar um espaço entre as luzes de saída dos boxes e a linha SC2. Qualquer piloto que desejar fazer isso deve guiar o mais para a esquerda possível para permitir que outros pilotos os ultrapassem no lado direito da pista de saída dos pits”, concluiu.
classificação, f1, fia, formula 1, gp são paulo f1, max verstappen, noticias f1, pilotos, pit lane
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.